Comunicado
Governo chumba investimentos no hospital de santo tirso
O Partido Socialista de Santo Tirso lamenta a decisão do Governo de não incluir no mapeamento da saúde, no âmbito do quadro comunitário “NORTE2020”, os investimentos indicados pelo Município de Santo Tirso.
Conforme foi solicitado pelo Governo, os Municípios definiram um conjunto de investimentos na área da saúde para serem inscritos no mapeamento final dos fundos comunitários. No caso de Santo Tirso, a Câmara Municipal liderada pelo Partido Socialista considerou como investimentos prioritários cerca de quatro milhões de euros para a construção de um novo edifício no Hospital de Santo Tirso, com vista a acolher o Internamento em Medicina Interna, o Internamento em Saúde Mental, o Hospital de Dia de Oncologia e a Unidade de Medicina Física e de Reabilitação.
Mas, na proposta final, o Governo chumbou a totalidade dos investimentos previstos pelo Município de Santo Tirso, o que significa que, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, não se adivinha nenhum investimento em matéria de saúde no concelho.
Para além da absoluta perda de tempo a que sujeitou o Município de Santo Tirso, o Governo mostrou ainda ter desistido do hospital, agora que assinou o protocolo para a cedência daquela unidade hospitalar à misericórdia.
O PS/Santo Tirso considera que os quatro milhões de euros que não foram inscritos no mapeamento da saúde eram de inteira justiça para a população de Santo Tirso, depois de o anterior Governo liderado pelo PS ter assumido o compromisso de investir cinco milhões de euros no melhoramento do hospital.
Quando o Governo liderado pelo PSD entrou em funções, em 2011, decidiu travar os investimentos no hospital, dando um claro sinal das intenções que tinha em relação ao futuro do serviço de saúde mais importante prestado no concelho.
Em face da decisão tomada pelo Governo do PSD de não incluir no mapeamento da saúde os investimentos indicados pelo Município, é caso para perguntar: o que fez a deputada e líder do PSD local para defender os interesses da população de Santo Tirso e o hospital?
O que se conhece do trabalho parlamentar da deputada e líder do PSD são iniciativas sobre assuntos relacionados com outros concelhos e ainda sobre temas que não resolvem nenhum dos problemas do concelho, nomeadamente 1) atividade de guarda-noturno 2) salvaguarda do acervo documental do fundo de defesa militar do Ultramar 3) criação do arquivo de Camarate 4) desaparecimento de correspondência sobre o Irão 5) promoção da coesão territorial e 6) obras de dragagem no porto da Póvoa de Varzim.
A questão que, uma vez mais, se impõe é: por que é que a deputada de Santo Tirso, ainda por cima do partido do Governo, nada fez para defender os interesses da população de Santo Tirso e o hospital?
O PS/Santo Tirso