Guterres vence segunda votação na ONU

0

António Guterres voltou a ser, esta sexta-feira, o candidato mais votado para o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas. Ao todo, concorrem 11 pessoas. Seis homens e cinco mulheres.

Guterres terá conseguido uma maioria de 11 votos de encorajamento, dois de desencorajamento e outros dois sem opinião, avançam fontes diplomáticas citadas pela France-Presse.

Vuk Jeremić, actual presidente da Assembleia das Nações Unidas e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, é o candidato mais próximo de Guterres: obteve oito votos favoráveis, quatro neutros e três contra.

Em terceiro lugar, ficou Susana Malcorra, também com oito votos de encorajamento, mas seis votos desfavoráveis e apenas um sem opinião.

Esta foi a segunda votação favorável daquele órgão para António Guterres. Na primeira ronda informal, em 21 de Julho em Nova Iorque, o ex-primeiro-ministro português recebeu 12 votos de encorajamento e três sem opinião e não teve nenhum voto contra a sua candidatura à liderança da ONU.

 

Share.

Leave A Reply