Hóquei em Patins: Poker de Vitor Hugo na vitória do Riba d’ Ave HC!

0

Na 15ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão –  Zona Norte, o Riba d’ Ave HC deslocou-se a Barcelos para defrontar a jovem formação “B” do “óquei” local. Numa partida em que todos os jogadores convocados jogaram, o RAHC mostrou eficácia e pragmatismo suficiente para triunfar perante um adversário que apenas tinha uma derrota em casa frente ao CH dos Carvalhos.

Privado do capitão Raul Meca lesionado e do treinador Diogo Pereira (por motivos médicos), os ribadavenses viram os locais perto do golo ao minuto dois num remate à barra da baliza de João Aurélio. A resposta do RAHC seria eficaz e “Micolli” rubricava o 0-1 aos 6′. Segundos depois, “Micolli” sofria falta para livre directo. Na conversão do lance de bola parada, Vitor Hugo acertava na barra, mas as costas do guardião barcelense introduzia a bola na baliza, elevando assim o marcador para 0-2. Os jovens da cidade do galo não desistiam e só por manifesto azar não reduziam, após dois remates à barra (11′ e 12′) da baliza ribadavense. O 0-3 chegou ao minuto 15 num bis de Vitor Hugo. A minuto e meio do descanso, “Tó” Costa, isolado, alargava a vantagem para 0-4. Os barcelenses bem tentavam marcar, mas desta feita era João Aurélio que se opunha com um grande defesa a um minuto do intervalo. Mas, o OC Barcelos “B” reduziria mesmo para 1-5 a escassos segundos do intervalo por intermédio de Rui Brito. Segundos depois, e com o jogo parado, “Tó” Costa via cartão azul e deixava o RAHC reduzido a quatro jogadores para os primeiros momentos do segundo tempo.

No início da 2ª parte, o RAHC segurou o período de power-play e ameaçou logo depois por  Tiago Pimenta. Aos 6′, a turma barcelense cometia a 10ª falta. Chamado à conversão do livre directo, Vitor Hugo consumava o seu hat-trick e o 1-5. Volvidos cinco minutos, uma falta sobre Vitor Hugo resultava em cartão azul para Márcio Silva. No livre directo, Vitor Hugo permitia a defesa de João Peixoto. Contudo, o RAHC aproveitaria bem a situação de power-play e após jogada muito bem desenhada Vitor Hugo facturava o seu quarto golo da tarde. Aos 18′, os barcelenses chegavam à 15ª falta. No consequente livre directo, “Micolli” executava de forma perfeita e batia o guardião local no 1-7.  Três minutos depois, o Barcelos “B” reduzia para 2-7 por Márcio Silva. Aos 22′, o RAHC cometia a 10ª falta e no livre directo Rui Brito batia o recém-entrado João Gomes. No minuto seguinte Diogo Machado sofria carga castigada com livre directo. Na cobrança Ricardo Lopes surpreendia o seu oponente e num belo gesto técnico selava o resultado final em 3-8.

No próximo sábado, 6 de Fevereiro, às 18h:30 o Riba d’ Ave HC (1º lugar – 35 pontos) recebe no Parque das Tílias o Clube Infante de Sagres (4º lugar – 24 pontos).

Camadas jovens: Equipa de Sub-13 do Riba d’ Ave HC é Campeã Regional do Minho!

 

Os escalões jovens do Riba d’ Ave HC (RAHC) jogaram no passado fim de semana a última jornada dos Campeonatos Regionais da AP Minho. Na noite da passada sexta-feira, os Sub-20 do RAHC visitam o reduto da ADB Campo e perderam por 4-0. Na tarde de Sábado, os Sub-15 deslocaram-se também a Campo – Barcelos e perderam diante a turma local por 6-2. Os Iniciados do RAHC terminaram o Campeonato Regional na 3ª posição.

Mas, as expectativas do fim-de-semana estavam todas colocadas no jogo entre os Sub-13 do Riba d’ Ave HC e do HC Braga. A formação ribadavense, já apurada para o Campeonato Nacional, precisava de pontuar para se sagrar Campeã do Minho e a turma bracarense precisava de vencer para almejar a 1ª fase do Campeonato Nacional da categoria. Numa 1ª parte bem disputada e com o perigo a rondar as duas balizas foi o HC Braga a marcar primeiro por Rui Ribeiro, mas os pupilos de Raul Meca chegariam à igualdade ainda antes do intervalo, após bela jogada finalizada por João Gonçalves. Os Sub-13 do RAHC poderiam ter chegado à vantagem ainda antes do descanso, mas o remate de Pedro Rocha acertava no poste em livre directo, após cartão azul a jogador contrário.

Recorde-se que para alcançar o título o empate chegava ao Riba d’ Ave HC, mas nem por isso a turma ribadavense deixou de lutar pela vitória. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, e aproveitando o período de superioridade numérica que vinha dos derradeiros momentos da etapa inicial, Francisco Carvalho, desviava “à boca” da baliza um remate de meia-distância de Pedro Rocha e fazia a reviravolta no marcador. Até final, o RAHC segurou a vantagem de 2-1 e garantiu assim o título de campeão, fechando com chave de ouro a 2ª fase do Campeonato Regional do Minho de Sub-13.

De seguida, duelo entre os Escolares do RAHC e do HC Braga, com vitória final da equipa bracarense. À tarde, a jovem equipa de Sub-17 do RAHC (composta maioritariamente por jogadores Sub-15) visitaram o Pavilhão do líder e novo Campeão Regional ADB Campo e saíram derrotados por 10-

Share.

Leave A Reply