O Hospital Lusíadas Porto é o 1º hospital privado do norte do país a disponibilizar a técnica mais avançada na cirurgia da catarata.
Trata-se de um aparelho que funciona quase como um bisturi eletrónico guiado pelo médico para realizar as incisões na córnea, a abertura da cápsula anterior e a fragmentação do cristalino. A cirurgia de catarata a laser introduz uma maior segurança, já que cerca de metade da cirurgia deixa de ser realizada manualmente pelo médico.
A introdução deste laser é uma revolução na cirurgia de catarata porque muda e oferece algumas vantagens significativas sobre a técnica cirúrgica que tem sido usada desde 1990, em que a realização do procedimento é feita de forma manual e a aspiração dos fragmentos é feita utilizando ultrassons.
Principais vantagens:
Maior segurança, rapidez e precisão na cirurgia;
Cirurgia menos invasiva e com redução do tempo de ultrassons na fragmentação da catarata;
Maior rapidez de recuperação visual pós-operatória;
Maior segurança e eficácia das lentes intra-oculares implantadas para correcção de presbiopia (“vista cansada ao perto”) e astigmatismo.
A cirurgia de catarata com o laser de femtosegundo consta de duas fases. Na primeira parte, o paciente é tratado com o laser para realizar a abertura da cápsula anterior do cristalino (capsulotomia), a fragmentação do núcleo e a criação das incisões na córnea. Minutos mais tarde o cirurgião completa o procedimento aspirando os fragmentos da catarata e implantando uma lente intra-ocular.
O Hospital Lusíadas Porto passa assim a ser o primeiro hospital privado do norte do país a desenvolver uma técnica inovadora para o tratamento cirúrgico de uma patologia frequente após os 60 anos de idade.