Hospital Narciso Ferreira Reconhecido por Programa Mundial de Resposta à COVID-19
Mais de 100 hospitais de 28 países reconhecidos pela Federação Internacional Hospitalar através do programa Beyond the Call of Duty for COVID-19
O Hospital Narciso Ferreira, unidade hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Riba D´Ave, foi uma das mais de 100 instituições de 28 países reconhecida pelo programa Beyond the Call of Duty for COVID-19 da Federação Internacional Hospitalar pelo seu plano de ação em resposta à COVID-19.
O plano Hospital Narciso Ferreira no Combate à COVID-19 recebeu o certificado de reconhecimento após uma completa análise por parte de uma comissão de revisão internacional composta por 16 especialistas do setor de saúde.
Nas palavras de Salazar Coimbra, Administrador-Delegado da SCM Riba D´Ave, “este é um reconhecimento que nos orgulha pelo trabalho desenvolvido por todos os setores da Misericórdia, nomeadamente os do Hospital Narciso Ferreira. Reconhecer as ações inovadoras implementadas pela Instituição no combate à pandemia COVID-19 é muito gratificante pois, mesmo num ano extremamente atípico, conseguimos manter e reforçar a atenção na valorização dos direitos dos utentes.” Salazar Coimbra aproveitou para salientar todo o investimento que tem sido realizado ao longo dos últimos anos em prol da qualidade dos serviços prestados, recordando a certificação atribuída em junho de 2018 pela Direção-Geral da Saúde que “demonstra o cuidado e a preocupação da Instituição em recorrentemente se adaptar às prementes necessidades que a saúde dos portugueses enfrenta, prestando cuidados de qualidade e reforçando confiança nos utentes que diariamente recorrem aos serviços do Hospital Narciso Ferreira.”
O Diretor-Geral da Federação Internacional Hospitalar, Ronald Lavater, referiu que o excelente trabalho desenvolvido em resposta à pandemia está a transformar o futuro da saúde. “Uma das motivações para criarmos este programa foi a de destacar a diversidade e a agilidade do setor da saúde em resposta à pandemia COVID-19. A pandemia obrigou os hospitais a desenvolver, a implementar e adotar novos meios de intervenção e muitas dessas mudanças aceleraram a transformação positiva na prestação de cuidados”.
O programa Beyond the Call of Duty for COVID-19 da Federação Internacional Hospitalar é apoiado pela Cruz Vermelha Japonesa Ashikaga Hospital – Grupo Nikken e pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas.
Sobre o Hospital Narciso Ferreira
Com o início da pandemia, o Hospital Narciso Ferreira avançou de imediato com um Plano de Contingência tendo em vista a salvaguarda dos seus utentes e profissionais.
Para segurança de todos, as visitas à Unidade de Cuidados Continuados foram canceladas, as atividades programadas não urgentes suspensas e os profissionais administrativos colocados em regime de teletrabalho, minimizando, assim, a circulação de pessoas nas instalações.
Com a atividade hospitalar praticamente suspensa, mantendo-se apenas em funcionamento o Serviço de Atendimento Permanente e a Unidade de Internação de Cuidados Continuados, a SCM Riba D´Ave disponibilizou as suas instalações, equipamentos e profissionais para o apoio direto ao Serviço Nacional de Saúde.
Com o início da pandemia, o município de Vila Nova de Famalicão passou de imediato à realização de testes aos utentes e profissionais de todos os lares do concelho. Com o apoio de profissionais do Hospital Narciso Ferreira e através de um acordo entre a ARS Norte e o laboratório Unilabs, foram realizados cerca de 1.700 testes.
O grande sucesso das medidas implementadas partiu da imediata percepção do risco de contágio e do perigo para as populações, nomeadamente para as que se inserem nos chamados grupos de risco.
Hoje, com as medidas e mudanças estruturais realizadas, o Hospital Narciso Ferreira pode continuar a prestar o melhor e mais eficiente atendimento hospitalar com toda a segurança.
Entre as medidas implementadas, destacam-se:
- A distribuição de máscaras e de gel desinfetante;
- A ampliação das salas de espera;
- A divisão entre utentes suspeitos e não suspeitos da COVID-19;
- Recepções e gabinetes de atendimento devidamente equipados com divisórias de acrílico;
- Serviço de Atendimento Permanente com uma sala para utentes suspeitos da COVID-19;
- Nos blocos operatórios e na Unidade de Gastrenterologia adotado um sistema de ar com pressão negativa;
- Aquisição do UVD Robô, equipamento desinfetante com luz ultravioleta;
- Aquisição de túneis de desinfecção para higienização dos utentes e profissionais;
- Aquisição de higienizadores de ar;
- Construção de máquina para desinfeção de máscaras;
- Colocação de lâmpadas UV para desinfeção de gabinetes.
- Realização de videochamadas entre os familiares e os utentes internados.
Foi, sem dúvida, uma oportunidade de melhorar a capacidade de resposta.
Sobre o Programa Beyond the Call of Duty for COVID-19 da Federação Internacional
Em resposta à atual pandemia do coronavírus, a Federação Internacional Hospitalar lançou o programa Beyond the Call of Duty for COVID-19 para reconhecer as ações e as respostas dos hospitais e dos profissionais de saúde de todo o mundo que foram “além do seu dever”. Com a missão de apoiar o desempenho hospitalar, este reconhecimento é atribuído aos hospitais e profissionais que, de forma proativa, implementaram respostas ou ações organizacionais inovadoras para enfrentarem a pandemia COVID-19 na sua região ou país.
Os hospitais reconhecidos receberam um certificado “Beyond the Call of Duty for COVID-19: The IHF COVID-19 Response Recognition Program” com ampla divulgação em todos os meios de comunicação da Federação Internacional Hospitalar.