“Impressões” explora relação entre fotografia e as memórias dos alunos da universidade sénior de Vila das Aves

0

EPOSIÇÃO RESULTA DO TRABALHO PARTICIPATIVO COM 16 ALUNOS

O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe, a partir de 20 de janeiro, a exposição de fotografia “Impressões”. A mostra explora a relação entre a fotografia e a memória, a partir do trabalho participativo com 16 alunos da Universidade Sénior de Vila das Aves.

No âmbito do projeto final da licenciatura em fotografia da ESMAD, o Coletivo Terrário, Ari Mouroa e Teresa Ribeiro, propôs-se trabalhar a forma como a fotografia se relaciona com a memória, refletindo como a passagem do tempo molda o poder do artefacto fotográfico, do papel impresso e o valor das histórias que este tem para contar.

“Impressões”, exposição que inaugura no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves a 20 de janeiro, pelas 16h30, é resultado do trabalho desenvolvido com alunos da Universidade Sénior de Vila das Aves.

Durante cerca de meio ano, os dois fotógrafos trabalharam, semanalmente, com um grupo de 16 alunos com idades compreendidas entre os 65 e os 88 anos, exploraram a relação que estes mantêm com a fotografia e ouviram as histórias que, nas suas casas, as imagens que ocupam as salas e halls de entrada têm para contar.

Paralelamente, foi ainda desenvolvido com o grupo trabalho prático, nomeadamente, cianotipias e fotografias obtidas com câmaras analógicas point and shot.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, em conjunto com retratos feitos pelos fotógrafos durante as sessões, e um pequeno filme documental sobre o projeto compõem, agora, a exposição.

Para ver até 29 de fevereiro, a entrada é gratuita.

 

Share.

Comments are closed.