INDAQUA Santo Tirso/Trofa ensina crianças a programar videojogos dedicados à água

0

Para assinalar o Dia Nacional da Água (1 de outubro), a INDAQUA Santo Tirso/Trofa anunciou o lançamento da iniciativa “Water Game”. Durante um mês, cerca de 100 crianças de Santo Tirso, Trofa e outros quatro concelhos vão aprender as bases da programação de um videojogo, inspirado no tema da água.

À natural curiosidade dos mais novos sobre a forma como são feitos os videojogos que tão bem conhecem, a INDAQUA Santo Tirso/Trofa juntou a possibilidade de aprenderem mais sobre a importância dos recursos hídricos. Surgiu assim o “Water Game”, um conjunto de workshops de programação que vão ensinar as crianças a criar o seu jogo inspirado na água e na sustentabilidade.

Durante um mês a INDAQUA vai levar o “Water Game” a Santo Tirso, Trofa e a outros quatro concelhos onde garante o abastecimento de águas e a gestão de águas residuais (Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Vila do Conde). Em conjunto com as escolas de cada município, cerca de 100 alunos do 3.º ao 6.º ano vão ter acesso a aulas de programação presenciais e remotas, podendo ainda ver publicado o seu jogo numa plataforma online.

Happy schoolgirl and her classmates e-learning over laptops during a class in the classroom.

Através do desenvolvimento de competências digitais, como técnicas básicas de animação e programação, o “Water Game” vai potenciar o raciocínio lógico, a concentração e ainda a criatividade, já que cada participante será responsável por criar as personagens, a história e os cenários do seu jogo. O projeto culmina com um concurso, lançado às escolas participantes, no qual serão distinguidos os melhores jogos com a oferta de curso avançado de programação.

“As ações com as escolas são fundamentais para a INDAQUA Santo Tirso/Trofa, pois permitem transmitir aos mais novos conhecimentos e boas práticas ligados à água. Com o “Water Game”, recorremos à tecnologia para motivar ainda mais as crianças a empenharem-se na missão comum de proteger este recurso escasso”, explica Anabela Alves, Diretora Geral da INDAQUA Santo Tirso/Trofa.

Share.

Comments are closed.