Investimento social no concelho de Santo Tirso

0

A Câmara Municipal de Santo Tirso, convocou os Jornalistas para uma Conferência de Imprensa, sobre a realidade e investimento social no concelho de Santo Tirso. A conferência de imprensa teve lugar no salão nobre da autarquia tirsense, pelas 11 horas de sexta-feira 17 de maio.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, aproveitou a ocasião para fazer um balanço de todas as atividades que, a autarquia desenvolve no âmbito desta importante problemática que, é o estado social de Santo Tirso.

O presidente iniciou a sua apresentação com A REDE SOCIAL, sendo esta constituída por 95 entidades, publicas e privadas, segundo o presidente, esta estrutura tem com objetivo, combater a pobreza e a exclusão social, através do desenvolvimento social integrado.

O projetoin`tegr@r, no âmbito do programa contactos locais de desenvolvimento social, tem a sua gestão e coordenação a cargo da CAID. Ainda neste âmbito, o projeto supramunicipal contempla presentemente mais de 2000 benificiários.

Destacamos também, a estrema preocupação do presidente, perante o galopante número de desempregados no concelho que, já não recebem subsídio de desemprego, aos quais, Castro Fernandes se sente impotente para dar uma resposta concreta.

mesa

O CONCELHO DE SANTO TIRSO TEM  26 IPSS

RESPOSTAS SOCIAIS EM FUNCIONAMENTO  66

HABITAÇÃO SOCIAL – programa municipal de realojamento: 16 conjuntos habitacionais – 404 fogos – 10 salas de condomínio, tem um investimento de 23.669.188 euros.

HABITAÇÃO A CUSTOS CONTRULADOS: 522 fogos – investimento de 29.000.000 de euros.

SUBSIDIO AO ARRENDAMENTO: 137 famílias

ATRIBUIÇÃO DE PASSES TUST: investimento de 55.000 euros

APOIO ALIMENTAR A 60 FAMILIAS CARENCIADAS – cabazes de natal entregues a 900 famílias

DESPORTO SÉNIOR – com mais de 500 idosos a praticar desporto

O PASSEIO ANUAL – movimenta mais de (5.500 idosos) o próximo será à cidade de CHAVES.

REFEIÇÕES ESCOLARES – têm uma taxa de cobertura de 100% – total de alunos 3253 no pré-escolar e 1º ciclo – custo total – 727.766.85 euros.

TRANSPORTE PARA ALUNOS – para 2.723, tem um investimento de 858.655.60 euros

PROLONGAMENTO DE HORÁRIO DOS JARDINS DE INFANCIA – componente de apoio à família através da colocação de animadores socio culturais – investimento de 210.382.66 euros.

Estes são alguns dos números de maior impacto, da sustentada exposição sobre a atividade social da Camara Municipal de Santo Tirso, realizada pelo presidente Castro Fernandes.

Share.

Comments are closed.