Evento organizado por IPDJ, FNAJ e CNJ vai realizar-se de 25 a 30 de abril e será transmitido online «Palco Jovem» para promover o talento, o empreendedorismo e o associativismo jovem
Com o slogan Modo On: Reativa o Associativismo, o evento «Palco Jovem», organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), tem como intuito promover o talento, o empreendedorismo e o associativismo jovem, bem como impulsionar o movimento associativo juvenil, numa altura desafiante para o setor devido à pandemia.
Através de vários palcos, em teatros e auditórios espalhados por várias regiões do país, decorrerão performances artísticas e entrevistas a gestores de projetos empreendedores de diversas associações juvenis, numa mostra nacional. O «Palco Jovem» culminará a 30 de abril, Dia do Associativismo Jovem, efeméride que tem como objetivo reconhecer o papel dos/as jovens e das associações na sociedade, funcionando como uma celebração do movimento associativo e elevando a motivação no setor.
Além das atuações, neste último dia, será promovida uma tertúlia sobre a retoma associativa, que contará com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, do presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego, e do presidente do CNJ, João Pedro Videira.
«Se no início o movimento associativo se uniu para ajudar as suas comunidades, através de uma rede de voluntariado e solidariedade, e desenvolveu vários projetos de apoio social e inovadores. Atualmente, com o desconfinamento gradual da sociedade, as associações anseiam a retoma das suas atividades em pleno. Nesse sentido, este evento realiza-se com o intuito de dar palco ao associativismo jovem, reconhecendo os esforços das equipas de jovens dirigentes e voluntários que são o motor destas organizações, incentivando-os ao recomeço das suas atividades nesta fase de adaptação a uma nova realidade», refere o presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego.
Vítor Pataco, Presidente do IPDJ afirma: «O IPDJ saúda em particular o movimento associativo juvenil, nas pessoas dos seus dirigentes e, em particular, todos os jovens e todas as jovens que, numa atitude voluntária e de cidadania participativa, dão corpo a este movimento, dinamizando comunidades a nível regional e local, nas mais diversas áreas de intervenção, do voluntariado à formação, passando pela cultura, ambiente, tempos livres e outras. O número de associações juvenis e o número de jovens envolvidos é significativo e releva também a vontade de fazer e o empreendedorismo das novas gerações. Durante a situação pandémica, que atravessamos há mais de um ano, os e as jovens têm dito ‘presente’, interagindo com outras gerações, ajudando outros/as jovens e enfrentado a situação, com determinação. Um bem-haja a todos e a todas, neste dia do Associativismo Jovem!»