Joane volta a estar no centro da criação teatral em Portugal

0

Mostra decorre de 18 a 28 de maio

“Territórios Dramáticos” decorre em três espaços de V.N. de Famalicão e privilegia a criação teatral sedimentada por todo o país.

 É já daqui a menos de duas semanas que a segunda edição do “Territórios Dramáticos” arranca oficialmente. Com o objetivo de recuperar a ligação de Joane (Vila Nova de Famalicão) ao teatro, o observatório privilegia a criação teatral sedimentada por todo o país e traz a Joane espetáculos estreados em importantes salas de teatro portuguesas, como o Centro Cultural de Belém, o Centro Cultural Vila Flor ou o Teatro Municipal do Porto. O evento, promovido pelo Teatro da Didascália, decorre entre 18 e 28 de maio, em três espaços da cidade: FAUNA, Centro Cultural da Juventude de Joane (CCJJ) e ACE Famalicão.

Durante os 10 dias da mostra, vão ser apresentadas uma dezena de récitas, num total de cinco espetáculos que se dividem em dois temas: “Reescrita da História” – projetos que se dedicam a explorar a memória pessoal ou coletiva – e “Teatro Fora de Formato” – obras disruptivas e provocadoras do ponto de vista estético e intelectual. A comunidade famalicense vai assim poder assistir a “Museu da Existência”, a “Brisa ou Tufão”, a “Portugal não é um país pequeno”, a “O cão que corre atrás de mim (e o avô Elísio à janela)” e a “Manipula#Som”. De sublinhar que os dois últimos projetos podem ser apreciados em família.

Já do ponto de vista das atividades paralelas, destaque para a iniciativa “Cear e Falar” que irá decorrer no final dos espetáculos apresentados nos dias 19, 25 e 26 de maio e cujo objetivo é o de promover o diálogo entre o público e os artistas, sendo sempre acompanhado de vinho verde e iguarias típicas da região da companhia convidada ou dos territórios evocados pelo próprio espetáculo. Inseridas no programa de desenvolvimento de públicos do Teatro da Didascália, “zOOm: ver melhor”, vão ser ainda programadas duas oficinas: no dia 19 de maio, uma atividade dedicada a famílias que explora ludicamente a Expressão Dramática; e, no dia 27 do mesmo mês, um atelier de Teatro Documental dirigido por André Amálio.

O preço dos bilhetes, por espetáculo, varia entre os três e quatro euros (com desconto para estudantes, maiores de 65 anos e para grupos de seis ou mais pessoas). Já a Oficina de Expressão Dramática tem o preço de cinco euros e a Oficina de Teatro Documental de 15 euros.

 

Share.

Leave A Reply