Sede de campanha do PS inovadora no Largo Baptista Coelho
Com muita gente à porta, com destaque para um grande número de jovens, parecia que estava tudo pronto para a abertura de mais um bar no Largo Coronel Baptista Coelho, no coração da “movida” de Santo Tirso, na noite de sábado, 22 de julho.
Tanto interesse popular aguardava, afinal, pela abertura da sede de campanha de Joaquim Couto, “um momento importante” da candidatura Santo Tirso em Boas Mãos, como sublinhou o candidato do PS à presidência da Câmara Municipal.
A sede de campanha apresenta-se como um espaço inovador, virado para a juventude, um escalão etário que tem estado na linha da frente das preocupações de Joaquim Couto enquanto presidente da Câmara de Santo Tirso.
Daí que Joaquim Couto tenha convidado a munícipe Beatriz Braga, de 20 anos, estudante de design de comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, para decorar uma das paredes interiores da sede da candidatura, o que, ao cabo de 45 horas de trabalho, resultou num mural sobre Santo Tirso bastante atrativo.
No mural, e segundo explicou Beatriz Braga, um casal adulto, uma criança e uma jovem representam a população de Santo Tirso. As linhas que formam o mapa do concelho representam a indústria têxtil. E no mapa estão representados vários símbolos de Santo Tirso: um serrote, por causa da lenda do Santo Tirso; uma coroa em alusão ao leão, que está no brasão da cidade; flores numa representação dos espaços verdes da cidade; o sol, que está no brasão; e os jesuítas, “que não poderiam faltar”.
“O futuro é da juventude e nós trabalhamos incansavelmente para fazer descer a taxa de desemprego e melhorar o emprego jovem. Dirigimos um convite à Beatriz, que personifica a juventude de Santo Tirso”, explicou Joaquim Couto.
A jovem designer estava feliz e emocionada: “Diverti-me imenso. Foi ótimo ver a curiosidade das pessoas enquanto desenhei. Tive carta branca para fazer o desenho, o que foi ótimo porque me senti confortável.”
“CANDIDATURA ABERTA E ABRANGENTE”
“Escolhemos este lugar porque, emblematicamente, o Largo Coronel Baptista Coelho é hoje um dos centros da juventude do concelho de Santo Tirso e da região”, explicou Joaquim Couto, acrescentando que a escolha do lugar para sede da sua campanha se justifica também por liderar “uma candidatura aberta e abrangente”, com apoiantes “de todos os quadrantes políticos, da direita e da esquerda, e de todas as idades, dos mais velhos aos mais novos”. Por isso, “nada mais apropriado para ter como sede de candidatura um local emblemático da nossa cidade e do nosso município”, enfatizou Joaquim Couto, agradecendo a presença da multidão.
“Tenho andado pelo concelho e tenho um conhecimento real do território, das pessoas, dos empresários, do movimento e associativo e dos seus dirigentes. Temos uma relação de proximidade e um conhecimento concreto do concelho e das pessoas que é dificilmente alcançável por quem não anda cá todos os dias ou não entende que a política se faz com proximidade”, acrescentou Joaquim Couto.
Numa outra parede da sede de campanha, os munícipes podem colocar mãos em cartolina, onde podem escrever aquilo que desejam para o município. As primeiras duas mãos foram colocadas por Joaquim Couto. “Quero que Santo Tirso continue a crescer e a oferecer qualidade de vida” e “As pessoas estão no centro das nossas prioridades” foram os desejos do candidato que, aliás, tem andado pelo concelho recolhendo propostas para o programa eleitoral do PS, no âmbito das sessões “Todos Contam”.
Santo Tirso, 25 de julho de 2017