Joaquim Couto foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso com 44,9 por cento dos votos, naquela que foi uma grande vitória do Partido Socialista no concelho. “Tivemos uma grande vitória. A população de Santo Tirso soube escolher e optou por um projeto com ideias. Santo Tirso ganhou com esta eleição. Vamos iniciar um novo ciclo”, referiu Joaquim Couto, logo após a vitória.
Nas primeiras palavras dirigidas às centenas de pessoas que se juntaram na sede da candidatura A Força de Todos, o novo presidente da Câmara de Santo Tirso lembrou o caminho percorrido na campanha eleitoral. “Fizemos uma campanha transparente, ouvindo a opinião das pessoas e apresentando as nossas ideias. Este resultado é a prova de que a chicana política utilizada pelo PSD não surtiu efeito. As pessoas acreditaram na Força do PS”, enfatizou.
No discurso de vitória, Joaquim Couto enumerou as políticas que quer implementar na autarquia, reiterando as prioridades nas áreas do emprego, sociais, transportes, saúde e educação. “O nosso compromisso eleitoral foi sufragado pela esmagadora maioria dos munícipes. Vamos cumpri-lo”, referiu.
Agradecendo à população pela confiança demonstrada, Joaquim Couto dirigiu uma palavra especial a todos os independentes e militantes do PSD que acreditam no projeto do PS.
Juntamente com a vitória para a Câmara Municipal de Santo Tirso, o PS ganhou a Assembleia Municipal com 44,31 por cento dos votos e conquistou 10 das 14 freguesias. O PS conseguiu conquistar a freguesia de S. Tomé de Negrelos e alcançou importantes vitórias nas novas Uniões de Freguesia, ganhando: a União das Freguesias de Santo Tirso, Santa Cristina, S. Miguel e Burgães; a União das Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira; a União das Freguesias de S. Martinho do Campo, S. Salvador e S. Mamede; e a União de Lamelas e Guimarei.