Joaquim Couto na apresentação da candidatura a Presidente de Câmara de Santo Tirso

0

“Tomaremos medidas que minimizem as dificuldades das famílias”

As preocupações sobre o emprego, o apoio às famílias e a projecção de Santo Tirso a nível supramunicipal foram as principais ideias do discurso de Joaquim Couto, durante a sessão de apresentação da candidatura a presidente da Câmara. “Iremos avançar com a criação de um Observatório Municipal do Emprego. Queremos responder às necessidades do mercado de trabalho e, em simultâneo, criar e fomentar o aparecimento de polos de inovação”, anunciou o candidato socialista. “Este é o caminho para o desenvolvimento de Santo Tirso”, realçou, perante uma plateia de quase mil pessoas.

Em paralelo, e ainda no campo do emprego, Joaquim Couto manifestou vontade de dinamizar uma Via Prioritária para novos projetos. “Será um Gabinete de Empreendedorismo, protocolado com instituições setoriais, com vista a diminuir a burocracia do serviço público, agilizando e facilitando o apoio à criação de novos negócios”, explicou.

As questões sociais dominaram o discurso do candidato do PS à autarquia tirsense: “A atenção à família será uma prioridade. E quando falo da família, falo da criança que chega à escola sem pequeno-almoço tomado, da mãe que está desempregado, do avô que não tem dinheiro para comprar os medicamentos. Sim! Falo-vos de solidariedade”. De acordo com Joaquim Couto, serão tomadas medidas “que minimizem as dificuldades das famílias”, nomeadamente através da “diminuição de algumas taxas, tarifas e impostos municipais”. Por outro lado, revelou também, “serão dados apoios às famílias em idade escolar, através de livros, material e refeições”.

assembleia

Durante o seu discurso, o socialista anunciou ainda que irá lutar “pela instalação de uma instituição pós universitária, de investigação em torno do emprego jovem, altamente qualificado”. “Santo Tirso não vos esquecerá”, prometeu, dirigindo-se aos mais novos.

Para os idosos, Joaquim Couto voltou a referir a importância dos apoios sociais, nomeadamente através de acordos com as farmácias concelhias, com vista à obtenção e mais valias no fornecimento de medicação. Por outro lado, acrescentou, “é essencial reforçar a aposta no apoio domiciliário pluridisciplinar, que agregue as diversas valências relacionadas com a gerontologia, promovendo a participação ativa dos idosos”.

Realçando a necessidade de promover um município que seja bom para o investimento, mas que também seja bom para as pessoas, o candidato do PS a presidente da Câmara de Santo Tirso falou ainda na necessidade de criar uma “Marca para Santo Tirso, capaz de projetar o concelho a nível nacional e internacional”. “Por esta via poderemos chamar investidores, atrair turistas, criar uma dinâmica económica e cultural”, aludiu.

A sessão de apresentação da candidatura A Força de Todos decorreu num pavilhão da Zona Industrial da Poupa, contando com a presença do secretário-geral do PS, António José Seguro, bem como de diversas personalidades da vida política local e nacional.

couto_seguro

“Joaquim Couto é um humanista”

Num pavilhão completamente lotado, o secretário-geral do PS, António José Seguro, manifestou o seu apoio à candidatura A Força de Todos, acreditando que “o povo de Santo Tirso vai continuar a confiar no Partido Socialista e dar a vitória a Joaquim Couto nas eleições autárquicas”. “O país enfrenta um período difícil e é preciso dar respostas às pessoas. Tu és um humanista e estou certo que saberás responder aos desafios que te serão colocados”, defendeu.

Também no seu discurso, o presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Santo Tirso, Castro Fernandes, mostrou a sua convicção sobre o bom trabalho que Joaquim Couto poderá desenvolver à frente da autarquia. “Temo-lo de volta, para ganhar”, referiu o atual presidente do município.

couto_castro

Isabel Coutinho e Jorge Machado são mandatários

Na sessão de apresentação da candidatura de Joaquim Couto a presidente da Câmara de Santo Tirso, Isabel Coutinho e Jorge Machado foram os rostos apresentados para mandatária das Mulheres e mandatário da Juventude e Desporto, respectivamente. Num discurso efusivo, Isabel Coutinho, natural da freguesia de Vila das Aves, e presidente nacional do Departamento das Mulheres Socialistas, elogiou as qualidades de Joaquim Couto, acreditando ser o “homem certo” para assumir os destinos do município. “Tive um sonho e esse sonho é que estaria aqui neste momento, a apoiar a tua candidatura à presidência da Câmara de Santo Tirso. Conta comigo, conta com Santo Tirso e Vila das Aves”.

Jorge Machado, atleta de Karaté e embaixador da Ética para o Desporto, enalteceu a oportunidade desta candidatura apostar na juventude e no desporto. “Temos um candidato atento e com a intenção de dar voz ativa, de nos ajudar”, disse, referindo-se aos jovens e aos desportistas.

12

 

 

Share.

Comments are closed.