Joaquim Couto, líder do PS/Santo Tirso, foi reeleito membro da Comissão Política Nacional, órgão de orientação política do secretário-geral, António Costa, e do secretariado nacional do Partido Socialista.
Depois de ter sido eleita, no XXI Congresso Nacional que decorreu, de 3 a 5 de junho, em Lisboa, para a Comissão Nacional, na qualidade de efetiva, Ana Maria Ferreira assumiu também funções como um dos quatro secretários da Mesa da Comissão Nacional.
No Congresso Nacional do PS, também Ana Maria Basto havia já sido eleita para a Comissão Nacional de Jurisdição, enquanto José Pedro Machado faz parte da Comissão Nacional como suplente. Suplente, no 10.º lugar das listas da Comissão Política Nacional, e ainda Castro Fernandes.
O líder do PS/Santo Tirso congratula-se com “a forte representatividade da Concelhia nos órgãos nacionais”, a maior de sempre, fruto “do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo partido nos dois últimos anos e meio”.
Para Joaquim Couto, “o PS/Santo Tirso volta a dar sinais de grande vitalidade e de forte militância e participação partidária”, em resultado de um compromisso assumido em finais de 2013 de abrir a Concelhia a todos os militantes, simpatizantes e comunidade e de aproximá-los dos órgãos concelhios eleitos.
Por outro lado, o líder do PS/Santo Tirso considera que, terminado o Congresso Nacional e eleitos todos os órgãos nacionais, o PS nacional, regional e concelhio deve começar a mobilizar para o próximo grande desafio que se aproxima, as Eleições Autárquicas, com o objetivo de ganhar o maior número de Câmaras Municipais e continuar a ser o maior partido autárquico.