O Atleta Jorge Machado, que tinha posto um interregno na sua carreira desportiva em 2012, regressou no passado dia 04 de outubro às competições nacionais.
Sendo certo, que continua sem os patrocínios e apoios necessários para competir além-fronteiras, quer em nome individual quer em representação da seleção nacional, o atleta optou por regressar, para já, nas competições internas, tendo por objetivo promover a modalidade, o concelho e o Plano Nacional de Ética no Desporto, do qual é Embaixador e continua a promover pelo país fora.
A Liga Olímpica de Karaté reuniu 120 atletas, oriundos de todo o país, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Esta prova trata-se de uma novidade no calendário da Federação Nacional de Karate e é uma competição que reúne os atletas nacionais de topo, ou seja, os atletas que representam as seleções nacionais e alguns “wild cards”.
Foi nesta condição que Jorge Machado participou na prova, tendo deixado todos os presentes admirados com este seu “regresso”, levando de vencida 6 dos 7 combates que realizou, tendo perdido apenas a final para Vitalie Certan, atleta que substitui-o Jorge na Seleção Nacional, aquando a sua saída em 2012, e que representará já em Novembro a seleção nacional nos Campeonatos do Mundo da Alemanha.
Após quase três anos de paragem e com apenas 3 meses de treino, Jorge Machado voltou a espalhar magia pelos tatamis nacionais.
No entanto, o atleta esclarece que este seu regresso tem por base novos objetivos: promover a modalidade, divulgar o concelho e difundir a campanha da Ética no Desporto, não considerando para já competir além-fronteiras, representar a seleção ou participar em todo o calendário nacional.”