Jornadas europeias do património

0

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto vão assinalar, em conjunto, as Jornadas Europeias do Património 2015, que decorem de 24 a 27 de setembro, trazendo para o centro do debate a Indústria e o Património Industrial do Vale do Ave. A participação é livre mas sujeita a inscrição obrigatória.

As jornadas estão este ano subordinadas ao tema “Património Industrial e Técnico”, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para o seu valor e para a importância de um olhar actualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro. O tema remete para um vasto património que está permanentemente presente no quotidiano. Legado que se revela em fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas industrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre muitas outras realizações da indústria e da técnica, a lguns ainda em uso e outros abandonados ou já reutilizados, todos eles testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas.

O programa divide-se entre o Porto e Vila Nova de Famalicão, destacando-se no dia 24 de setembro a conferência “Reflexões e casos de estudo sobre património industrial”, na ESAP; no dia 25, em Famalicão (Museu da Indústria Têxtil), a conferência “Indústria e Património Industrial”, e, no dia 26, também em Famalicão (Casa do Território), o debate e excursão subordinados ao tema “A Fábrica da Paisagem”, que proporcionará visitas a fábricas em funcionamento e a edifícios industriais desativados do concelho.

Share.

Leave A Reply