Professor catedrático da faculdade de letras da universidade de Coimbra (medalha de honra do concelho) lega mais de 15 mil livros à biblioteca municipal.
José Ribeiro Ferreira, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e ilustre tirsense, assinou hoje, dia 7 de outubro, um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Santo Tirso pelo qual cede, definitiva e gratuitamente, ao Município de Santo Tirso o seu acervo patrimonial constituído por livros, revistas e demais documentos pertencentes à sua biblioteca particular.
A assinatura do protocolo decorreu numa cerimónia simples realizada no salão nobre dos Paços do Concelho e na qual marcaram presença Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Júlia Godinho, a Vereadora da Cultura, a Mulher, Irmãos e Amigos do Prof. Doutor José Ribeiro Ferreira, vários Autarcas e muitos Munícipes.
Depois de assinado o protocolo, Castro Fernandes mostrou-se “satisfeito com a decisão do Prof. Doutor José Ribeiro Ferreira em doar a sua biblioteca particular ao município” na medida em que esta doação “constitui mais um processo valiosíssimo de desenvolvimento das coleções existentes na nossa biblioteca municipal”, a qual insistiu “está cada vez mais preparada para responder às solicitações de informação dos seus utilizadores”.
E, Castro Fernandes fez questão de relevar não só esta como também duas outras doações recentes protagonizadas pelo Dr. António Miranda (em fevereiro de 2012) e pelo Doutor Carvalho Correia (em janeiro deste ano) “que merecem toda a nossa gratidão”, na medida em que, recordou, “são coleções particulares muito valiosas em termos patrimoniais e onde não faltam obras raras que é preciso preservar e divulgar”, concluiu Castro Fernandes.
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso lembrou ainda que os bens pertencentes ao acervo particular do Prof. Doutor José Ribeiro Ferreira – depois de transferidos – ficarão à guarda da Biblioteca Municipal de Santo Tirso que disponibilizará para o efeito “uma sala para a incorporação do espólio a receber, atribuindo-lhe o nome de «Sala Doutor José Ribeiro Ferreira»”. Ficamos ainda a saber que a Biblioteca assegurará o apoio técnico para a realização do tratamento documental, inventariação, catalogação e classificação das obras pertencentes ao acervo doado.
Ao Prof. Doutor José Ribeiro Ferreira coube a última intervenção, tendo confessado que a sessão de doação da sua biblioteca particular ao Município de Santo Tirso tem “o significado simbólico de reconhecimento à minha cidade natal, pelo muito que me deu e que lhe devo”. E, embora tenha partido para Coimbra há 50 anos atrás, este professor universitário confessou: “Nunca deixei, porém, de por cá aparecer periodicamente e sempre senti e olhei as coisas pelas imagens, cores, palavras e sons que a infância, adolescência e juventude por terras de Santo Tirso me inocularam e imprimiram indelevelmente”. Ou seja, adiantou, “Santo Tirso nunca deixou de ser parte importante no meu sentir e nas minhas emoções, no modo como olho o mundo, as coisas e os homens”.
Depois de esclarecer que os livros doados à Biblioteca Municipal “rondam os 15 mil exemplares”, clarificou que versam, na sua maioria, sobre as suas áreas de formação, os estudos clássicos, daí que haja, recordou, “muitas obras completas, designadamente de Homero, Hesíodo, Esquilo, Sófocles, Eurípides, Plutarco, Virgílio, Horácio e Catulo, entre muitos outros autores da Grécia e da Roma antigas”. E, concluiu: “Enquanto tirsense que sempre amou a sua terra faço votos para que o manuseamento, a consulta e a leitura destes livros possam ser úteis e proveitosos à população e aos alunos de Santo Tirso”.