JSD Santo Tirso Visita União de Freguesias de Areias, Lama, Palmeira e Sequeirô

0

A JSD de Santo Tirso, uma semana depois das eleições iniciou o seu périplo pelas freguesias. A primeira a ser visitada foi a União de Freguesias de Palmeira, Areias, Lama e Sequeirô, no passado dia 02 de Maio.

Os problemas encontrados foram significativos, nomeadamente os relacionados com o saneamento, estado das ruas, bem como espaços comuns, e constatamos o triste facto: a resolução dos problemas das populações destas freguesias está claramente ao alcance quer da Junta, quer da câmara, pois não são obras de grande envergadura. Falta apenas a vontade.
Em Areias, na estrada (municipal) junto à entrada para as Caldas da Saúde e Artave apresenta um elevado estado de degradação onde apenas metade da largura da rua pode ser utilizada.

Dada a densidade de trânsito, quer de transportes particulares quer de transportes públicos nesta rua, nada se tem feito para melhorar o acesso às Termas e ao Colégio das Caldinhas

A danificação do pavimento é notória até à zona que limita os concelhos de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão.

O Parque Pinto Leite, é um espaço que necessita de ser reabilitado. Não tem condições estruturais suficientes para que a população possa usufruir do mesmo. A reabilitação do mesmo custaria seguramente menos que a revista municipal e seria útil para a população.

Na Palmeira visitamos o Adro da Igreja onde o Executivo da Câmara ainda não deu início à segunda fase das obras. A primeira fase foi concluída ainda pelo Eng. Castro Fernandes e o atual executivo não quis dar seguimento ao concurso que já estava lançado para iniciar as obras.

É notório o lamaçal que é feito no Adro, onde centenas de pessoas semanalmente circulam.

Caso para perguntar se os habitantes da Palmeira vivem no tempo do mercado Nazareno, onde as ruas pavimentadas eram uma miragem.

Ainda na Palmeira, foram iniciadas as obras no edifício que seria afeto à junta de freguesia à cerca de 4 anos, no entanto, as obras estão paradas. O terreno foi doado para que fosse feito o edifico da junta de Freguesia, visto que hoje não será necessário para esse fim poderia servir de apoio aos diferentes serviços e associações da freguesia.

Em Sequeirô e Lama a falta de saneamento na maior parte da freguesia continua a ser uma carência terceiro-mundista, bem como o estado das estradas são de extrema necessidade de intervencionar.

Apesar de estas freguesias se inserirem no perímetro urbano da cidade de Santo Tirso, estão completamente esquecidas pela Camara Municipal, e a Junta de Freguesia nada faz para fazer valer as suas reivindicações junta da Câmara Municipal.

Para a JSD de Santo Tirso, a rede viária destas freguesias é uma urgência ser resolvida, bem como a cobertura pelos TUST no interior destas freguesias. Tão perto da cidade e ao mesmo tempo tão abandonadas pelo poder de Santo Tirso.

 

A Comissão Politica Concelhia da JSD Santo Tirso

Share.

Leave A Reply