Liga-nos o Talento: António Oliveira voltou às raízes no Porto

0

Senador da Fundação do Futebol – Liga Portugal esteve na loja Continente Antas para entregar bolas e um cheque de dois mil euros à AF Porto

Na estrada com o projeto Liga-nos o Talento, António Oliveira, Senador da Fundação do Futebol, fez, na tarde desta terça-feira, uma viagem às origens, à boleia desta iniciativa que conta com o apoio institucional da Missão Continente. A entrega de 20 bolas e de um cheque de dois mil euros destinados a apoiar os jovens atletas da Associação de Futebol (AF) do Porto teve lugar na loja Continente Antas, mesmo ao lado do Estádio do Dragão e na vizinhança do local onde, outrora, encantou várias gerações com a camisola do FC Porto, no já desaparecido Estádio das Antas. Celebrar as raízes do Talento na primeira pessoa tornou-se especialmente emocionante para quem continua a receber o carinho dos adeptos.

“O meu sonho desde menino, acho até que antes de nascer, era a bola e ser jogador de futebol. Este sonho de menino cresceu e fez-se homem na casa aqui ao lado, no Estádio das Antas. Do fundo do coração, espero que estas 20 bolas, hoje, aqui entregues, façam o sonho de muitos meninos”, afirmou António Oliveira. “Estas jornadas que estamos a promover com o nosso parceiro vão exatamente nesse sentido, o chamar a atenção para a força que o futebol tem e o caminho que deve ser seguido, sendo que é um jogo global e para todos. Dentro desse todo tem de haver regras: de educação, de cultura, disciplina, inclusão. O futebol acaba por ser o elemento mais congregador: através de uma bola, é capaz de unir o mundo”, afirmou.

Além de António Oliveira, a cerimónia contou com a presença de Helena Pires, CEO da Liga Portugal, Vasco Pinho, Diretor Executivo e Filipe Pais, Secretário-geral da Fundação do Futebol – Liga Portugal, bem como de José Manuel Neves, Presidente da AF Porto, Catarina Araújo, Vereadora da Câmara Municipal do Porto com o Pelouro do Desporto, e o anfitrião Vítor Magalhães, representante do Continente.

Helena Pires, CEO da Liga Portugal, destacou a importância do projeto Liga-nos o Talento para a Liga Portugal. “É aqui que temos a oportunidade e a capacidade de reconhecer a base do nosso futebol, que está nas associações. Esta é uma iniciativa que junta duas áreas muito importantes, a solidariedade e também esse reconhecimento de uma área de base do futebol profissional. É aqui que tudo começa”, referiu, antes de “agradecer também ao Continente, que, com esta proposta, rapidamente anuiu a estar presente nesta campanha”: “É muito importante para a Liga Portugal trazer a base do futebol e recolocá-lo no centro das atenções. Para nós, é fundamental esta campanha e por isso agradecemos à Fundação do Futebol e ao Continente o facto de trazerem junto dos adeptos este projeto de reconhecimento da base do futebol profissional.”

José Manuel Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto, aplaudiu a iniciativa da Fundação do Futebol – Liga Portugal: “Antes de mais, quero agradecer à Liga Portugal o facto de reconhecer no futebol distrital um parceiro. Como recorrentemente tenho dito, não há futebol profissional sem futebol amador; não há futebol, não há árbitros, não há atletas e, por conseguinte, as Associações Distritais são a raiz de toda esta árvore, de toda esta indústria. É daqui que saem atletas, é daqui que saem árbitros, é daqui que saem dirigentes. Como tal, esta é uma simbiose perfeita entre o futebol distrital e o futebol profissional. O que hoje aqui foi feito às associações distritais, neste caso, à Associação de Futebol do Porto, é o reconhecimento exatamente daquilo que acabei de descrever: do futebol de base. Um reconhecimento ao Continente por estar nesta excelente iniciativa e parabéns à Liga Portugal por se ter lembrado de distinguir as associações distritais.”

Catarina Araújo, Vereadora da Câmara Municipal do Porto com o pelouro do Desporto, congratulou-se pelo “casamento feliz” promovido neste projeto: “Esta é uma iniciativa muito importante e, em nome da Câmara Municipal do Porto, é um enorme gosto poder presenciá-la, esta ligação da Liga Portugal, da Fundação do Futebol com o Continente, com a AF Porto, este compromisso entre o futebol profissional e distrital. A AF Porto, a maior do país, tem feito um trabalho fantástico no apoio que tem dado à formação e ao futebol feminino, portanto, o município do Porto não podia deixar de estar presente e de se congratular com esta importante iniciativa, com este casamento tão feliz entre o futebol profissional e o futebol distrital.”

O projeto Liga-nos o Talento arrancou no último sábado, com entregas simultâneas de material e apoio financeiro às associações de Bragança e Vila Real. A Fundação do Futebol, com o apoio institucional da Missão Continente, percorrerá todo o país, nesta ação de reconhecimento do papel essencial das Associações Distritais e Regionais no desenvolvimento do Talento que une o Futebol Profissional e Não-Profissional.

 

Share.

Comments are closed.