MERCADONA adere à iniciativa “comprovativo de compra em lota” da docapesca

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A Mercadona aderiu à iniciativa “Comprovativo de Compra em Lota”, promovida pela Docapesca, fortalecendo assim a sua aposta na compra de produtos nacionais. Esta iniciativa, criada em 2010, tem como objetivo contribuir para a valorização do pescado português, para uma retribuição mais justa ao pescador e, simultaneamente, para a promoção de uma alimentação saudável, com recurso a produtos frescos e de proximidade.

Atualmente, a Mercadona compra em 9 lotas de norte a sul de Portugal, procurando fazer chegar diariamente às suas lojas peixe fresco e com garantia de qualidade. Em 2021, a empresa comprou mais de 1.600 toneladas de peixe nas lotas nacionais, o que representou 4,5 milhões de euros.

Com esta adesão, a Mercadona passará também a ter identificadas as suas lojas no site “Lota em Casa”, plataforma criada pela Docapesca que permite ao consumidor final encontrar os locais de venda de pescado fresco com origem nas lotas portuguesas em cada região.

O que é o pescado CCL – Comprovativo Compra em Lota?

É um produto controlado desde a sua origem, que traz benefícios não só para o consumidor, como para o ambiente.
A maior parte deste pescado é capturado por embarcações nacionais a operar na costa portuguesa, exigindo menores consumos energéticos durante a captura e transporte terrestre que se traduzem numa poupança de emissões para o ambiente.
Por outro lado, o pescado da lota é um produto capturado a pensar no futuro, que adota as regras de rastreabilidade exigidas por lei. Respeita também a sazonalidade de cada espécie e as quotas de pesca estabelecidas, preservando os stocks piscícolas.
O CCL permite também identificar a zona de captura e a arte de pesca utilizada para capturar o pescado. Desta forma, o consumidor possui a informação necessária para fazer uma compra consciente e responsável.

Secção Peixaria do supermercado Mercadona – Lota de Matosinhos

Mercadona em Portugal

A empresa abriu o seu primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia e atualmente conta com 35 lojas nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém e, a partir de dia 25 de outubro, em Viseu.
Em 2021 a empresa atingiu um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de 2.500 colaboradores e um investimento em Portugal de 110 milhões de euros.
Com o objetivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, no total, a Mercadona já doou 670 toneladas de alimentos de primeira necessidade no primeiro semestre de 2022, através das suas lojas em Portugal. Estas doações, que equivalem a mais de 11.000 carrinhos de compras, foram destinadas a mais de 30 cantinas sociais, 5 bancos alimentares e outras instituições sociais com as quais a empresa colabora.
Para 2022 a empresa estabeleceu o objetivo de investimento de 150 milhões de euros em Portugal com a abertura de um total de 10 lojas.

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