Com o objetivo de reforçar o compromisso com a Economia Circular
e a “Dizer Sim a Cuidar do Planeta”
A Mercadona e a Associação Smart Waste Portugal (ASWP) reuniram alguns dos seus representantes para uma visita institucional à loja de Matosinhos da Mercadona, local onde se encontra implementada a Estratégia 6.25 da empresa. Esta consiste num conjunto de seis ações com um triplo objetivo até 2025: Eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (até final do ano 2020); Eliminar os descartáveis de plástico de uso único; diminuir em 25% o plástico das nossas embalagens (até 2025); promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis e reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas. Estas ações visam um triplo objetivo: Reduzir 25% do plástico, todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico.
Recorde-se que a Estratégia 6.25 representa um investimento de 140 milhões de euros por parte da Mercadona, nos próximos 5 anos e conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da mesma, composta por trabalhadores de diferentes departamentos da empresa, tais como Lojas e Prescrição Perecíveis, Obras e Expansão, Prescrição Secos e Informática, Logística, Financeiro e Relações Externas.
Nos últimos dois meses, a Mercadona adaptou 72 lojas, uma delas em Matosinhos, e transformou-as em Lojas 6.25, nas quais já é possível observar avanços na estratégia e cujo objetivo é ouvir a opinião dos “Chefes” (clientes) e trabalhadores relativamente a todas as ações que a empresa está a desenvolver no âmbito da Estratégia 6.25. De facto, nesse período, foram recebidas mais de 1.300 sugestões e opiniões, tanto de clientes como de trabalhadores, que estão a contribuir para melhorar as diferentes ações que a Mercadona está a implementar.
Durante a visita realizada, os responsáveis puderam comprovar a implementação desta estratégia diretamente em loja e como a empresa está a levar a cabo a sua estratégia tendo em vista a redução de plásticos. A loja escolhida foi a de Matosinhos, na rua Sousa Aroso, a primeira em Portugal adaptada à Estratégia 6.25, que denominamos de Loja 6.25.