Ministério do Mar vai avançar com a empreitada de dragagem da barra de Póvoa de Varzim e Vila do Conde – um investimento de 1,46 milhões de euros.
Os vários episódios de elevada precipitação que ocorreram no norte do país durante este verão, provocaram cheias intensas nas várias linhas de água, com o consequente arraste de sendimentos, que se depositaram na parte terminal dos rios e estuários portuários da Póvoa do Varzim e Vila do Conde.
Para fazer face aos condicionamentos na utilização destes portos, com o aumento do risco para pessoas e embarcações, o Ministério do Mar, através da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), vai avançar com a empreitada de dragagem nas barras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
A DGRM tinha já previsto, de acordo com o proposto no Plano Plurianual de Dragagens, exectuar dragagens de manutenção nestes portos nos próximos 12 meses. Dado ao caracter de urgência desta intervenção, a DGRM vai adotar um procedimento por consulta prévia por motivos de urgência imperiosa em proceder aos trabalhos de dragagem dos portos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, permitindo assim repor a segurança da navegação.
O investimento a realizar ascende a um montante de 1.465.454€, tendo a abertura do procedimento concursal sido autorizada ontem, dia 25 de agosto.