Ministro da Saúde e Alberto Costa inauguraram novo edifício do Hospital de Santo Tirso

0

INVESTIMENTO DESTINADO À CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE APOIO AO SERVIÇO DE URGÊNCIA E CUIDADOS PRIMÁRIOS NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL

 O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, inauguraram hoje o novo edifício do Hospital de Santo Tirso, construído para acolher a Unidade de Apoio ao Serviço de Urgência e Cuidados de Saúde Primários na Área da Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Erguido no âmbito do projeto de requalificação do Hospital de Santo Tirso, o novo edifício envolveu um investimento superior a 3,8 milhões de euros. Na área da Saúde Mental, foi desenhado para permitir o internamento, com 24 camas, e um espaço de ambulatório (consultas, hospital de dia, etc.). Inclui, ainda, uma zona com 45 camas para onde será transferido o atual internamento de Medicina Interna.

Segundo o ministro da Saúde, após o período de formação dos profissionais já contratados, atualmente em curso, a nova unidade deverá entrar em funcionamento no próximo mês de janeiro.

Manuel Pizarro considerou que a inauguração de hoje significa “um dia feliz para o Serviço Nacional de Saúde”, acrescentando que esta obra “é muito mais do que apenas um edifício, é uma mudança profundíssima” nas políticas direcionadas para a área da saúde mental.

O presidente da Câmara de santo Tirso, Alberto Costa, lembrou, por seu turno, que o edifício hoje inaugurado era uma “reivindicação antiga da população” e que “decisões políticas de um governo anterior impediram a concretização deste investimento” mais cedo.

O autarca fez, por isso, questão de agradecer ao atual governo e à liderança do primeiro-ministro, Alberto Costa, “por ter protegido os interesses dos munícipes de Santo Tirso”, ao colocar “um ponto final nessa inaceitável injustiça que estava a ser cometida”.

Alberto Costa recordou, ainda, o papel de Manuel Pizarro, no desempenho de anteriores funções políticas, e de um conjunto de deputados “na denúncia dessa injustiça e na pressão sobre o decisor para que este investimento se concretizasse”.

“É bom que o recordemos e não nos deixemos enganar por quem procura apagar a história com a esponja do tempo”, acrescentou.

Numa intervenção em que fez questão de sublinhar não ter “memória curta”, o presidente da Câmara de Santo Tirso lembrou, também, “que a permanência do Hospital de Santo Tirso na esfera do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi uma vitória para o nosso Município, permitindo termos hoje um hospital renovado, com um novo edifício e novas valências”.

“É por isso que estar aqui hoje, ver o resultado do investimento feito neste hospital, me enche de satisfação e faz-me acreditar que, apesar de todas as dificuldades, valeu a pena confiar num Governo que sempre acreditou, e continua a acreditar, no SNS enquanto trave-mestra do Estado Social e da Democracia, conforme afirmava António Arnaut”, acrescentou.

Recordando o apoio do Município de Santo Tirso para a concretização da obra hoje inaugurada, nomeadamente através da construção de novos acessos ao hospital, Alberto Costa manifestou a total disponibilidade da Câmara que lidera para “dar continuidade ao processo de requalificação das atuais instalações e para o aumento das suas valências”.

O autarca garantiu, ainda, o empenho do Município em “continuar a ajudar na defesa dos interesses do nosso hospital, também no que toca a um ativo fundamental e que nunca podemos esquecer: os seus profissionais”.

“Um hospital mais bem equipado, com mais valências e profissionais ainda mais motivados serão o garante de uma melhor resposta às necessidades da população em termos de Saúde”, acrescentou.

Na sua intervenção, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), António Barbosa, realçou que “a criação de um serviço de saúde mental sempre foi um objetivo do CHMA”. E agradeceu ao governo e a Alberto Costa pela “forma ativa” como este acompanhou e ajudou à concretização dessa ambição.

 

 

Share.

Comments are closed.