Nem o mau tempo impediu de sair à rua o Carnaval na Vila de S. Tome de Negrelos

0

Realizou-se este domingo, dia 10-02-1013 pelas 14 horas, na Vila de São Tomé de Negrelos mais uma vez o Cortejo de Carnaval. Este ano, o evento ficou marcado pela chuva e pelo vento que, fizeram questão de marcar presença e assim, afastar de alguma maneira os milhares de foliões que nesta ocasião se dirigem a esta Vila para comemorar o Carnaval. Assistindo a este que, é já o mais emblemático Carnaval  de Santo Tirso.

Este ano o carnaval teve mais um motivo  para sair à rua, pois este ano  São Tomé de Negrelos comemora , o seu vigésimo aniversário de elevação a Vila. Para celebrar o acontecimento, o cortejo deste ano contou com a presença de alguns membros do executivo da Junta de Freguesia, que fizeram questão de participar no desfile e assim contribuírem para o êxito do mesmo.

Apesar das condições adversas, centenas de foliões não desanimaram e saíram à rua, prontos a animar todos aqueles (e foram muitos) que se dirigiram até São Tomé de Negrelos, para assistir ao desfile. o evento contou com a presença de algumas individualidades em representação de várias entidades, entre as quais salientamos a Engª Ana Maria em representação da Câmara Municipal de Santo Tirso.

 

 

O cortejo abriu com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, a comissão organizadora (esposas e maridos) estavam vestidos como a Guarda Honra Britânica e os Mainatas estavam vestidos como Mosqueteiros, o primeiro carro alegórico era alusivo aos príncipes e às princesas, aos contos de fadas. Presente esteve também o Grupo Musical Os Deleanenses, o segundo carro alegórico tinha como tema as Touradas, o cavalo e o touro, os toureiros e os forcados este era o carro das crianças. O terceiro carro era alusivo ao sol, praia, calor e samba. Podemos também contar com a presença do Grupo dos Zés Pereiras Nossa Senhora da Hora, o quarto carro alegórico era uma sátira à Capela Mortuária. O quinto carro alegórico era da responsabilidade da Junta de Freguesia,  este era dedicado ao 20º aniversário de elevação a Vila de São Tomé de Negrelos, mas fizeram ainda uma recolha de factos de datas importantes,  que fizeram e fazem parte da História de Negrelos, como a chegada o comboio a Negrelos, a Fundação da Fábrica de Negrelos, a inauguração do centro de saúde, entre outros acontecimentos… o cortejo terminou com as damas e o ultimo carro alegórico, o do rei (Francisco) e da rainha (Guilhermina).

No final do corso carnavalesco houve a passagem de testemunho, onde foi eleita a nova comissão que é então composta pelos seguintes elementos: António Gonçalves (Rei), Liliana Silva (Rainha), Luís Barbosa (mainata), Silvério Henrique (mainata), Aurélio Ferreira (mainata), Manuel a Araújo (mainata) e Amândio Silva (mainata). O dia de carnaval de s.tomé de negrelos terminou com a atuação do Grupo Musical CIKLONE e a indispensavel sessão de fogo-de-artifício.

Com o cortejo a caminhar para o final, recolhemos o testemunho da Presidente da Assembleia de Freguesia Ângela Silva, que nos respondeu:

STD – Como representante da assembleia da Junta de Freguesia  como viu o cortejo? As expectativas foram alcançadas? Qual o significado da participação ativa da Junta no cortejo?

Ângela Silva – Presidente da Assembleia de Freguesia de São Tomé de Negrelos:

É um cartaz publicitário para a nossa Vila e traz muita gente à terra, infelizmente o tempo hoje não ajudou, mas é um orgulho verificar que o carnaval de São Tomé de Negrelos já é reconhecido e que as pessoas gostam. Este ano de uma forma inédita a Junta de Freguesia quis juntar-se ao cortejo de uma forma mais ativa e vai participar com membros do executivo, por ser um marco muito importante, já que estamos a comemorar 20 anos de elevação a Vila. Nós visávamos trazer um pouco da história de Negrelos, o início da educação, a igreja, sendo estes os pontos fulcrais da representação do carro. Cada vez mais a cultura do carnaval está mais intrínseca na população de Negrelos, penso que não falta muito para que cada rua tenha o seu próprio carro representado co cortejo, a população de Negrelos tem a tradição do carnaval enraizada e nem que neve o carnaval saí à rua.

STD – Como é que viu este cortejo? Acha que o Cortejo de Carnaval de São Tomé é já uma referência no Concelho?

Engª Ana Maria – Representante da Camara Municipal de Santo Tirso:

Tenho vindo a acompanhar o carnaval de São Tomé há vários anos em representação da Câmara e sei o brilho que este tem, infelizmente o tempo não ajudou, mas ainda assim este manteve a mesma alegria e a mesma qualidade a que nos tem habituado. As pessoas trabalham muito durante um ano para que tudo isto seja possível, os custos são elevados e acho que este cortejo só não saía se não houvessem mesmo condições para tal. O Carnaval de São Tomé tem um cariz histórico, consegue movimentar vários grupos, e a freguesia toda. Santo Tirso não sendo um Concelho que se marca pelo carnaval, pelo menos 3 pontos já são reconhecidos, sexta-feira o desfile das escolas na Câmara, no domingo o cortejo em São Tomé e na terça-feira o desfile em Roriz, até isso está bem organizado. Gostei muito de cortejo, gostei sobretudo que tivessem recorrido à história e da alusão à Capela Mortuária, pois já estou habituada a que neste carnaval exista sempre um tema atual, neste momento é a capela, antes era a construção da escola, há sempre algo, mas o que gostaria mesmo era que estivesse sol.

 

Share.

Comments are closed.