O Campeão Jorge Machado abandona o Karaté

0

Assumo hoje, publicamente, que ponho fim à minha carreira desportiva enquanto Karateca de Alto Rendimento, membro da Seleção Nacional de Karate desde 2003 a 2012, 14 vezes Campeão Nacional de Kumite (combate), Medalha de Bronze na Liga Dourada em Itália, 5º e 7º lugar conquistados nos Campeonatos do Mundo e da Europa da WKF, ex. 10º Lugar no Ranking Mundial da World Karate Federation e ex- atleta de Alto Rendimento.
Recuando no tempo, recordo-me das minhas primeiras competições, no longínquo ano de 1996. Foi em Vila das Aves que tive o primeiro contacto com a modalidade, pelas mãos do Mestre Joaquim Fernandes, no clube de Karate Shotokan de Vila das Aves, levado pelo meu pai Joaquim Machado.
Ao longo deste percurso, tenho de agradecer a inúmeras pessoas, entre elas, destaco o meu mestre, os meus pais, a minha esposa, filhos e todos os colegas de treino do Karate Shotokan de Vila das Aves, Associação Recreativa de Rebordões e Seleção Nacional, bem como ao Centro Português de Karate e à Federação Nacional de Karate – Portugal.
Hoje, mais do que nunca, espero ter deixado uma marca no Karate Nacional. Mais do que medalhas e glória, sempre pretendi que as pessoas, principalmente os mais jovens, olhassem para mim como uma referência da modalidade, um exemplo de querer, esforço, atitude, respeito, abnegação, coragem e carácter, tudo o que acho ser importante para vencer, seja num desporto, seja na vida.
Desportivamente, relevo as 14 vezes que fui Campeão Nacional de Kumite (combate), a Medalha de Bronze na Liga Dourada em Itália, os 5º e 7º Lugar conquistados nos Campeonatos do Mundo e da Europa da WKF, a participação em quatro Campeonatos da Europa e quatro Campeonatos do mundo, as mais de 50 internacionalização e as mais de duas centenas de competições ganhas a nível nacional e internacional.
Quero, também, salientar o Prémio de Mérito Desportivo atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal a 27 de Novembro de 2003 , e as distinções feitas pela Câmara Municipal de Santo Tirso em 2004 e pela Câmara Municipal de Vizela em 2011, que me agraciaram com as suas medalhas de mérito desportivo.
Hoje, a 21 de setembro de 2015, anuncio que me retiro definitivamente do Karate Desportivo – Alto Rendimento. Faço-o sem mágoa, faço-o com sentimento de dever cumprido, faço-o feliz e acima de tudo, faço-o porque acho que chegou a hora!
Agora, resta-me na qualidade de Embaixador para a Ética no Desporto, promover o Karate e lutar para que este seja mais reconhecido e dignificado, permitindo que os jovens praticantes possam atingir os seus sonhos e objetivos.
Por último, o meu sincero obrigado à comunicação social por todo o apoio que me deram ao longo da minha carreira desportiva. Sem os vossos destaques, notícias e reportagens, jamais teria conseguido chegar ao público em geral. Espero que continuem a dar o devido destaque ao Karate e, sem querer ferir suscetibilidades, a todas as modalidades amadoras que lutam por um “lugar ao sol”, modalidades estas que tantos resultados trazem para o concelho e para o país.
Jorge Machado

Share.

Leave A Reply