O festival de jornalismo foi um êxito

0

O festival de jornalismo em Santo Tirso, teve continuidade na tarde de sábado, 26 de outubro, com a realização de cinco painéis distintos, com inicio pelas 14.30 os painéis e temas em debate foram os seguintes:

1 º «Estão as biografias não autorizadas em perigo»?

Este tema foi moderado por Tito Couto, que teve como convidados: Joaquim Vieira, Miguel Pinheiro e Rui Ramos.

2 º «Ética e deontologia na não-ficção»

Sob a moderação de Eduarda Maio, o painel de convidados foi o seguinte: Carlos magno, francisco José Viegas e Paulo Moura.

3 º «SCOOP, a culpa é da internet!»

Este tema teve como moderadora Felisbela Lopes, tendo como convidados: David Dinis, Gustavo Sampaio e Ricardo Rodrigues.

4 º «Livro: a casa do grande jornalismo».

Esta rubrica teve como moderador Pedro Vieira, que por sua vez tinha como convidados: Joana Pereira Bastos, Paulo Pena e Rita Garcia.

jornalismo

A conferência de encerramento, coube ao fotojornalista João Francisco Vilhena, que apresentou um documentário fotográfico, revelador de histórias, da sua história como jornalista fotográfico. Apresentando fotos elucidativas, de ocasiões ímpares da sua experiencia profissional.

O encerramento, tal como a abertura, foi realizado pelo presidente Joaquim Couto, que fez um balanço muito positivo, deste ano zero do festival de jornalismo. Da sua intervenção, salientamos a intenção de criar um arquivo municipal de fotografia, num espaço reservado para o efeito, na fábrica de Santo Thirso. Joaquim couto fez uma análise global aos dois dias de festival, identificando-os como, terem sido intensos de divulgação, informação e cultura. O presidente disse também que, era seu ojbjetivo tirar Santo Tirso do espaço cinzento onde neste momento está, para lhe dar outa vida e maior dimensão, assim, colocar o concelho num patamar mais elevado a nível nacional.

A terminar, Joaquim Couto manifestou o seu entusiasmo, pela receptividade que este evento teve junto das escolas secundárias, uma vez que este projecto se estendeu a todo o concelho. Por isso, a resposta não poderia ter sido melhor. Espero que este festival, seja uma pedrada no charco na nossa sociedade, disse o autarca tirsense. Assim terminou o primeiro festival de jornalismo.

Share.

Comments are closed.