O último estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta que cerca de um milhão de portugueses disponibiliza em média 29 horas por mês para trabalho voluntário. Um dado a reter para os mais de 20 jovens da OFICINA – Escola Profissional do INA que participaram na formação de voluntariado promovido pelo Programa Young VolunTeam da Caixa Geral de Depósitos.
Se o último estudo do INE referente a 2013 aponta que uma maioria dos voluntários são mulheres (57,3%) e que faixa etária mais representada é a dos 25 aos 44 anos (13,1%), a estratégia da OFICINA passa por desde cedo formar os mais jovens para o voluntariado. O professor Fernando Félix, que acompanhou a atividade, alerta que é essencial perceber que ser voluntário exige preparação e formação. “Não importa só a nossa boa vontade. É preciso saber como ajudar e quais são os requisitos mínimos para ser voluntário.”
Inês Faria, aluna do 2º ano do curso Técnico de Comunicação/Marketing realça o papel da formação dos voluntários. “Pensei que ia ser algo que não ia chamar a minha atenção, porque achava que o voluntariado era uma questão de ação imediata. De facto, ser voluntário implica desde logo estarmos ou não preparados para as tarefas que nos propõem. Ser voluntário, não é ser voluntarista.”
O Programa Young VolunTeam é dedicado a alunos do ensino secundário e tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade educativa para a prática do voluntariado como expressão de cidadania ativa. Promovido com a Caixa Geral de Depósitos, o Programa Young VolunTeam é desenvolvido em parceria com a Sair da Casca, a ENTRAJUDA e com o apoio da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência e do Programa Juventude em Ação.
Associada ao projeto bgreen, a formação terminou com a plantação de uma árvore no Campo de São João no Colégios das Caldinhas. “Foi um gesto simples, mas com sentido. O sinal de que nós estamos comprometidos”, diz Joana Silva, aluna do 2º ano de Comunicação/Marketing.