A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, atribuiu o Diploma de Qualidade à OFICINA – Escola Profissional do INA no âmbito do Programa Eco-Escolas. O trabalho desenvolvido pela OFICINA foi avaliado como de Elevada Qualidade.
O prémio foi entregue ao coordenador do programa Eco-Escolas da OFICINA, Fernando Félix, pelo presidente da Associação da Bandeira Azul da Europa, José Archer. O prémio pretende destacar as escolas que se nos últimos quatro anos trabalharam em prol da educação ambiental dos seus alunos, gerando impacto em toda a comunidade.
Esta avaliação resulta da visita realizada à escola pela Dr.ª Isabel Esteves, da DGESTE, em representação da Comissão Nacional do Programa Eco-Escolas, no final do ano letivo 2014-15, para aferir e reconhecer no terreno a qualidade do trabalho em desenvolvimento na Eco-Escola.
As escolas que se inscrevem anualmente no programa podem candidatar-se ao galardão Bandeira Verde, que reconhece a implementação da metodologia dos sete passos, próprios deste programa. Estas visitas decorrem periodicamente, normalmente de três em três anos, e tem como principal objetivo aferida no terreno a qualidade de programa, ou seja, por um lado, pretendem validar a atribuição do galardão anual, e por outro, ajudar a identificar eventuais aspetos de melhoria.
Para o professor Fernando Félix, “este reconhecimento é sempre muito motivador para todos os que durante os últimos quatro anos estiveram envolvidos e contribuíram para a qualidade do trabalho desenvolvido. Este ano, em que o Programa Eco-Escolas celebra 20 anos em Portugal, todos estamos de parabéns. Espero que este diploma nos dê animo para continuar o trabalho de qualidade e nos permita alargar ainda mais o impacto da nossa ação junto da comunidade envolvente.”