Escola Profissional, em parceria com a câmara municipal de Santo Tirso e a Resinorte, promoveu uma operação de limpeza do rio Sanguinhedo, em Santo Tirso. A iniciativa contou, ainda, com o Grupo de Voluntariado da OFICINA, que deixou a sua marca na sustentabilidade ambiental do rio Sanguinhedo.
A ação promovida pela OFICINA insere-se numa estratégia de formação que envolva as questões ambientais. Fernando Félix, responsável pelo gabinete da Eco-Escolas, considera que este tipo de atividades é crucial para o envolvimento dos alunos nas questões ambientais a nível local. “Por vezes, pensamos em problemas ambientais de forma muito teórica ou distante. Mas os problemas estão bem próximos de nós. A corresponsabilização pelos espaços próximos é o primeiro sinal de que estamos a construir uma cidadania responsável e atenta”
Bruno Sousa, aluno do curso Técnico de Audiovisuais, voluntário há dois anos, diz que este tipo de projetos teve um papel especial na sua vida. “Desde que participo no Grupo de Voluntariado que tenho desenvolvido algumas competências muito para minha vida, como trabalhar em equipa, gerir projetos e pro-atividade”.