OFICINA visita Centro Português de Fotografia

0

Os alunos do 10.º ano da OFICINA – Escola Profissional visitaram o Centro Português de Fotografia, no Porto, no âmbito do estudo da História da Fotografia.

Uma visita em que os alunos da OFICINA puderam conhecer a exposição permanente do CPF (Núcleo Museológico António Pedro Vicente), uma coleção de câmaras e equipamentos fotográficos, de todos os períodos de produção, incluindo as históricas daguerreanas, câmaras de múltiplas objetivas, bem como espécies dos primeiros construtores ingleses, franceses e alemães.

Atualmente, a  exposição permanente do CPF reúne mais de 6200 peças, desde 300 câmaras miniatura, de espionagem, primeiros modelos de máquinas de fotografia a cores, photomaton, aparelhos especializados para fins científicos, médicos, industriais, militares e estereofotografia, a coleção inclui cerca de 60 non-cameras, na sua maioria brinquedos e outros objetos representando câmaras fotográficas.

O Núcleo Museológico/Coleção de Câmaras e Equipamentos Fotográficos do CPF ocupa o 3º piso do Edifício da Antiga Cadeia da Relação do Porto, sede do CPF. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar, ainda, a cela onde esteve preso o escritor Camilo Castelo Branco

Share.

Comments are closed.