Operação “Páscoa 2022” – Dados Provisórios

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GNR – Operação “Moto GP” #NaoSouDeFerro

Operação “Páscoa 2022” – Dados Provisórios

 A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre o dia 19 e o dia 25 de abril, realiza uma operação de segurança e de patrulhamento rodoviário intensivo, a fim de garantir a segurança do evento Moto GP e de prevenir a sinistralidade rodoviária envolvendo veículos de duas rodas a motor, com especial incidência nos distritos de Faro, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja.

Na sequência do evento Moto GP Portugal, que se realiza no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, de 22 a 24 de abril, prevê-se um aumento significativo do volume de tráfego de motociclos nas principais vias de acesso ao Algarve. Adicionalmente, é expectável um aumento do tráfego, em geral rumo ao sul do País, atendendo a que o fim de semana é prolongado de 22 a 25 de abril.

Considerando que o combate à sinistralidade rodoviária é uma prioridade estratégica da Guarda, e com o objetivo de criar maior segurança nas vias rodoviárias, esta operação irá promover uma sinergia de esforços das valências de trânsito e territorial com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária grave envolvendo veículos de duas rodas, promovendo para o efeito diversas ações de sensibilização e uma intensificação do patrulhamento rodoviário.

Em termos de sensibilização, a Guarda Nacional Republicana reforça as mensagens de prevenção da campanha #NãoSouDeFerro, para sensibilizar, informar e alertar todos os condutores, em especial os de veículos de duas rodas a motor, para as regras de segurança que devem acautelar durante a condução, sendo desenvolvidas iniciativas de sensibilização em algumas áreas de serviço de norte a sul do país, realizando também diversas iniciativas de sensibilização nas imediações do Autódromo Internacional do Algarve.

Da análise da sinistralidade rodoviária, nos anos de 2020 e 2021, resultou que 1157 pessoas ficaram gravemente afetadas ou perderam a vida em acidentes de viação com veículos de 2 rodas.

Operação “Páscoa 2022” – Dados Provisórios

Durante o período de fiscalização e patrulhamento intensivo da Operação “Páscoa 2022”, e decorrente dos últimos quatro dias, de 14 a 17 de abril, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou os seguintes dados operacionais, em resultado das ações desencadeadas pelos militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito que, diariamente, estão empenhados no patrulhamento rodoviário e na prestação de auxílio aos condutores, para que estes cheguem aos seus locais de destino em segurança:

18 022 condutores fiscalizados, dos quais, 310 conduziam com excesso de álcool e, destes, 186 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 89 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;

– Das 3873 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:

  • 2371 por excesso de velocidade;
  • 300 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 78 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 96 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 179 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 125 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Neste período, a GNR registou 676 acidentes rodoviários, de onde resultaram 3 vítimas mortais e 22 feridos graves.

Relativamente aos acidentes que envolveram vítimas mortais registadas pela GNR, informa-se o seguinte:

– Dia 14 de abril, no concelho de Braga, um despiste de velocípede, que resultou numa vítima mortal, um homem de 57 anos;

– Dia 15 de abril, no concelho de Vila Real, um despiste de motociclo, que resultou numa vítima mortal, um homem de 57 anos;

– Dia 16 de abril, no concelho de Monforte, um despiste de um ligeiro de passageiros, que resultou num ferido grave de dois anos e uma vítima mortal, um homem de 29 anos;

A Guarda aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança.

A GNR continuará a ter especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros. Assim, os militares estarão particularmente atentos:

A manobras perigosas;

À correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;

À utilização indevida do telemóvel;

À condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas;

Ao excesso de velocidade;

À incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças;

Às condições de segurança dos veículos.

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