Palcos de Santo Tirso levam a cena mais de uma dezena de espectáculos

0

SESSÕES DE TEATRO EM VÁRIOS PONTOS DO CONCELHO
A partir de segunda-feira, Santo Tirso será o palco de um Festival de Teatro Amador. Animação de rua e vários espectáculos de teatro, espalhados por todo o Município, que se estendem até ao dia 6 de dezembro. A entrada é gratuita.
Mais de uma dezena de espetáculos, levados à cena por mais de uma dezena de companhias de teatro amador, chegam a diferentes zonas do concelho. Palcos de Santo Tirso – Festival de Teatro Amador é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em conjunto com a Companhia de Teatro de Santo Tirso.
A iniciativa decorre já a partir da próxima segunda-feira, dia 26, logo pela manhã, com animação de rua. “Zé Pacóvio”, da Companhia de Teatro de Santo Tirso, vai estar na feira municipal de Santo Tirso a divulgar os Palcos de Santo Tirso.
Segundo Joaquim Couto, presidente da autarquia, esta é uma iniciativa muito importante para o concelho. Com esta parceria que estabelecemos com a Companhia de Teatro de Santo Tirso conseguimos trazer uma grande diversidade de peças para junto do público, é também uma forma de descentralizar a cultura”.
Os espetáculos de teatro começam no dia 30 de outubro, altura em que será apresentada a peça “A Noite de José Saramago”, pelo grupo de Teatro Plebeus Avintenses, pelas 21h30, no Instituto Nun´Álvres.
À mesma hora, mas no dia 31 deste mês, é a vez do grupo de Teatro Experimental de Mortágua apresentar no Salão Paroquial de Monte Córdova, a comédia “Muito Molière”, uma adaptação de Cláudio Hochman.
A comédia “A Birra do Morto” de Vicente Sanches chega-nos pelo grupo Mérito Dramático Avintense, no dia 7 de novembro, pelas 21h30 na Escola Secundária Tomás Pelayo.
O festival prossegue no dia 14 de novembro, com a apresentação da peça infantil “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Anderson. O grupo Theatron – Associação Cultural de Montemor-o-Novo, sobe ao palco do Colégio de Lourdes,
Também no mesmo dia, 14 de novembro, pelas 21h30, a comédia “Mala de Cartão” de José Manuel Barros, pode ser apreciada pela encenação da Nova Comédia Bracarense, no Centro Cultural de Vila das Aves.
Para o dia 21 de novembro, está agendada a peça “Harpagão, o Velho Avarento” da autoria de Molière. A comédia sobe ao palco pelo grupo Teatro Olimpo de Ansião, pelas 21h30, no Salão Paroquial de Água Longa.
A 27 de novembro, pelas 21h30, a companhia de teatro Quatro Ventos expõe “O Urso” de Anton Tchekhov. Uma comédia que pode assistir no Club Thyrsense.
Ainda no mês de novembro, no dia 28 pelas 21h30, no Salão Paroquial de S. Martinho do Campo, o Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta de São Mamede Infesta dá-nos a conhecer a peça “Autocarro do Inferno” da autoria de Tony Alves.
Já na reta final do festival, no dia 4 de dezembro, o grupo Retorta Teatro, ostenta a comédia “Óculos de Sol”. A peça é da autoria de Laura Ferreira e pode ser assistida pelas 21h30 no Auditório Eng. Eurico de Melo.
“Um Morto Muito Vivo” sobe ao palco pela companhia de teatro Getepepe de Perafita, no dia 5 de dezembro, pelas 21h30 no Centro Cultural de Vila das Aves.
O festival encerra a 6 de dezembro, com a peça infantil “O Pirilampo” de Sérgio Macedo através da encenação da Companhia de Teatro de Santo Tirso, pelas15h00 na Paróquia de S. Bartolomeu de Fontiscos.
É assim que, até ao mês de dezembro, haverá espetáculos em várias freguesias do concelho para um desenvolvimento e intervenção cultural. As coletividades envolvidas dão corpo ao evento, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e a Companhia de Teatro de Santo Tirso.
Paralelamente às encenações em palco, os grupos de teatro vão ainda animar todas as manhãs, as ruas de várias localidades do concelho.
“Criar uma ligação entre o público que passeia pelas ruas e o artista que desempenha a sua arte é o objetivo deste festival, contribuindo assim para a dignificação da atividade de animador de rua e para a aposta em animação de qualidade”, refere-se o autarca Joaquim Couto.

Share.

Leave A Reply