PAN condena o abate de 250 mil sobreiros para a construção do aeroporto de Alcochete

0

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) manifesta a sua profunda preocupação perante a notícia recente de que a construção do aeroporto em Alcochete implicará o abate de 250 mil sobreiros e condena a destruição de um dos mais emblemáticos símbolos da flora portuguesa e uma espécie autóctone de inegável valor ecológico.

“O abate de 250 mil sobreiros para a construção do aeroporto de Alcochete será um dos maiores atentados ambientais da nossa história recente em Portugal. Trata-se da destruição de um património natural inestimável, que não pode ser substituído ou recuperado a curto prazo”, afirma Inês de Sousa Real, porta-voz do PAN.

O PAN reconhece a importância de desenvolver infraestruturas que beneficiem o país, mas isso deve ser feito com o máximo respeito pelo ambiente e pela biodiversidade, e reaproveitando estruturas já existentes, como por exemplo a do aeroporto de Beja.

É imperativo que o Governo reveja o projeto do aeroporto de Alcochete e tome medidas imediatas para minimizar o impacto ambiental. Por isso, o PAN insta o Governo a solicitar à Comissão de Acompanhamento do Novo Aeroporto um pedido de parecer ao Grupo de Trabalho, criado pelo Ministro do Ambiente em agosto de 2023, para analisar o abate de sobreiros em projetos futuros. Acreditamos que é essencial consultar este Grupo de Trabalho para avaliar as alternativas e encontrar soluções que protejam o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável do país.

É da responsabilidade de todos e de todas garantir que as futuras gerações possam desfrutar de um país com uma natureza rica e diversificada. O PAN apela a todos os cidadãos, organizações ambientais e defensores da natureza a unirem-se nesta causa e a pressionarem as autoridades para garantir que estes sobreiros e o nosso património natural sejam preservado para os mais jovens.

Share.

Comments are closed.