PAN Santo Tirso questiona Câmara sobre indisponibilidade do Veterinário Municipal

0

PAN Santo Tirso questiona Câmara sobre indisponibilidade Veterinário Municipal

A Comissão Política Concelhia do PAN Pessoas-Animais-Natureza solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal de Santo Tirso sobre a alegada falta de disponibilidade do veterinário municipal perante uma denúncia, com caráter de urgência, de alegados maus tratos por negligência infligidos a um cão na freguesia de Areias, tendo este vindo a falecer.

Ao que o PAN apurou, e que terá sido divulgado nas redes sociais, o animal, ainda cachorro, encontrava-se preso com uma corda, sem acesso a água ou alimento, tendo como único abrigo uma casota de cimento. Este proprietário, apesar de já referenciado desde 2019, por denúncias pelos mesmos motivos, continuava a deter animais, dos quais o destino é desconhecido.

Acresce que, segundo a denúncia que o PAN recebeu, quando contactados os serviços municipais do canil para averiguar a situação, o Médico Veterinário Municipal estaria ausente e, portanto, não disponível para acompanhar o caso, a não ser daí a uma semana. Tendo o animal falecido dois dias depois.

No entender do PAN, esta situação, principalmente pelo caráter de urgência implícito, necessitaria de uma resposta eficiente dos serviços municipais. Deste modo, o PAN questionou o Executivo Municipal sobre que meios foram acionados para o acompanhamento deste caso e que respostas estão previstas perante a identificação de casos urgentes.

“É urgente que a Autarquia defina procedimentos de resposta aquando da ausência do Médico Veterinário Municipal. É inaceitável que, perante casos como este, não se acionem todos os meios necessários para a salvaguarda da proteção e do bem-estar do animal”, lamenta Sandra Ferreira, relembrando que “Santo Tirso foi recentemente palco de trágicos acontecimentos no que diz respeito aos animais, sendo que se revela urgente a implementação de políticas públicas municipais que visem a garantia de que, em casos nos quais a vida de um animal está em perigo, as devidas respostas são asseguradas em tempo útil.”

 

Share.

Comments are closed.