Partido Ecologista Os Verdes e do Partido Verde Europeu

0

Na Semana Europeia da Mobilidade, que se inicia amanhã e decorre até ao dia 22 de setembro,sob o tema mobilidade sustentável “Melhores Ligações”, somos chamados a olhar para as soluções que melhor sirvam as populações, os territórios e o clima.

Num momento de grande instabilidade, em que à escalada especulativa dos preços dos combustíveis e da eletricidade se somam as consequências da elevada inflação e subidas do custo com habitação, com agravamento do custo de vida e fortes repercussões no orçamento das famílias, na mudança de paradigma da mobilidade são essenciais medidas decisivas e ações políticas com reflexos imediatos na resposta à(s) crise(s) e que se reflitam numa política de transportes atenta às necessidades dos cidadãos em todo o país, cumprindo com o direito à mobilidade e acesso universal a outros serviços essenciais.

Anos de políticas de desmantelamento das linhas ferroviárias, redução e eliminação de carreiras, de desinvestimento nos transportes públicos, condenaram Portugal ao atraso no desenvolvimento do Transporte Público Coletivo e de uma mobilidade sustentável e eficiente em todo o território.

Impõe-se, por isso, um sério investimento nos transportes públicos, em particular no interior, garantindo a mobilidade intra e intermunicipal, sob um modelo de gestão pública equitativa e a construção de uma boa rede em todo o país – particularmente na ferrovia – garantindo regularidade na oferta e horários alargados, mais transportes, o reforço da contratação de operacionais nas diversas áreas, a interligação entre os vários modos de transporte e uma aposta coesa na mobilidade ativa com vista ao desenvolvimento de uma rede de ciclovias segura e articulada com o transporte coletivo.
A mobilidade da população seja através de modos ativos/sustentáveis ou em transporte público, para além de ser um direito dos cidadãos no território é fundamental para a efetiva redução das emissões poluentes e a diminuição de consumos energéticos contribuindo para melhorar o ambiente, mitigar as alterações climáticas e garantir o futuro do nosso planeta.
O Partido Ecologista Os Verdes, com um sólido percurso de intervenção e proposta nesta matéria, procurando à luz de um novo contexto social e económico promover o debate e apontar soluções para um investimento sério na mobilidade face às necessidades emergentes, realizará na próxima semana um conjunto de iniciativas de contacto com a população e reuniões com trabalhadores e utentes.
O Programa de Ações da Semana da Mobilidade 2022 que apresentamos é uma iniciativa conjunta do Partido Ecologista Os Verdes e do Partido Verde Europeu .

No dia 02 de Outubro as 17 horas, na Capela de Santa Cruz, na freguesia de Burgães, Santo Tirso, teremos o conserto de apresentação da VIII Edição do Festival Internacional de Órgão de Famalicão e Santo Tirso, ( FIO 2022).
Como já é habitual nos anos anteriores, estes concertos destinam-se à aprestação dos Programas das respetivas edições, e este ano será a VIII Edição, onde estarão presentes os Senhores presidentes das respetivas camaras municipais ou alguém em sua representação.

Desde já gostaríamos de convidar vossa excelências da comunicação social, a estarem presentes, para nos ajudarem na divulgação da VIII Edição do FIO 2022.

Envio em anexo, os horários e as datas definitivas e os locais dos concertos e os respetivos músicos.

Na semana do concerto de apresentação da VIII Edição do FIO 2022, será enviada o cartaz definitivo do FIO 2022, que só poderá ser publicado e divulgado a seguir ao concerto de apresentação.

Share.

Comments are closed.