Junta de Freguesia de Bairro une modernidade, funcionalidade, tradição e memória
O salão da Junta de Freguesia de Bairro foi pequeno para acolher as várias dezenas de pessoas que participaram, no passado sábado, na cerimónia de inauguração da requalificação do edifício. A casa dos bairrenses, localizada bem no centro da freguesia, “é uma casa emblemática repleta de história, memória e identidade”. “É um símbolo da freguesia”, como referiu o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha.
A cerimónia mobilizou a população e foi embelezada com a atuação do coro litúrgico da Fundação Castro Alves. O espaço que já serviu diversos fins desde escola primária, creche e sede de diversas associações, já esteve para ser demolido, mas a vontade dos bairrenses em preservar o património saiu vitoriosa e, hoje, o edifício tornou-se um ex-libris da freguesia, que une a modernidade, a funcionalidade com a tradição e a memória coletiva.
As obras que implicaram um investimento municipal de 35 mil euros incluíram a pintura interior e exterior do edifício, a substituição do telhado e da iluminação interior e exterior.
“Hoje é um dia importante para Bairro. Com esta obra preservamos este legado histórico, criando condições de conforto e de funcionalidade dos espaços”, salientou Paulo Cunha, acrescentando que o objetivo de conjugar a preservação com a modernização foi cumprido “não só nesta sede da junta, mas também em outras obras que a autarquia tem desenvolvido como no parque escolar onde as intervenções estão a ser concluídas”.
No caso de Bairro, o presidente da Câmara destacou o facto de o edifício acolher não só a sede da junta, mas estar“ao serviço da freguesia” com a existência do posto dos CTT, e de estarem criadas as condições para que ele esteja, também, ao serviço das associações locais.
“É importante ter edifícios públicos de portas abertas” afirmou, salientando que “é este espírito de comunhão que importa cultivar na comunidade”.
Paulo Cunha aproveitou ainda a oportunidade para salientar a saúde financeira do município. “A Câmara Municipal tem conseguido estar ao lado das freguesias, das associações e dos grupos informais que existem na comunidade, porque somos criteriosos no investimento público, somos uma Câmara com excelentes contas, com nível de endividamento muito baixo, que honra os seus compromissos que paga a tempo e horas e que faz investimento”, sublinhou exemplificando com os investimentos que estão a ser efetuados na rede viária, na água e saneamento e no apetrechamento de equipamentos.
Por seu lado, o presidente da Assembleia de Freguesia de Bairro, Manuel Martins realçou o ‘registo histórico’ do edifício requalificado, lembrando que ele é um dos símbolos do desenvolvimento industrial da freguesia.
Também o presidente da Junta de Freguesia, Rui Pacheco Alves, fez questão de lembrar algumas das pessoas que estiveram na linha da frente para impedir que este edifício fosse demolido. Trata-se de “um edifício que honra o passado” e serve o presente já que acolhe também o posto dos CTT.
Refira-se que a inauguração da requalificação da sede da Junta culminou a visita de trabalho do presidente da Câmara Municipal à freguesia que decorreu durante toda a manhã. No âmbito da sua política de proximidade, Paulo Cunha visitou várias obras em curso e auscultou a população sobre as necessidades mais urgentes.