PDM de Famalicão privilegia Ambiente e Competitividade

0

Vila Nova de Famalicão apresentou ontem publicamente a sua estratégia do novo Plano Director Municipal (PDM), que segue a estratégia 2020, definindo-se como “incluso, inteligente e sustentável”. Mais áreas e parques verdes, mais ciclovias, melhor utilização do solo, protecção ao Ambiente e melhores zonas industriais são prioridades. O documento segue agora para debate público de forma descentralizada por todo o concelho.

Ricardo Mendes, vice-presidente da autarquia, José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho, Helda Mendes, planeadora do território, e a arquitecta Francisca Magalhães, apresentaram o novo PDM de Famalicão, que vem substituir o anterior concebido há 15 anos, mas revisto em 2000.

Segundo o documento apresentado, o novo PDM subdivide-se em seis unidades territoriais, as quais possuem homogeneidade a nível paisagístico, urbanístico e sociodemográfico: 1 – cidade, 2, Vale do Este (Nine/Gondifelos), 3- Vale do Ave Poente (Ribeirão), 4 – Vale do Ave Nascente (Riba d’Ave), 5 – Vale de Pele (Joane) e 6 – Vale de Pelhe (S. Cosme).

“Para cada uma destas unidades territoriais/áreas do concelho foram definidas estratégias de desenvolvimento que se adaptam especificamente à sua realidade”, indicou Helda Mendes, que deu assessoria à autarquia no planeamento do futuro do concelho.

Share.

Leave A Reply