«Poesia Livre… Vozes da Lusofonia» no Agrupamento de Escolas D. Dinis

0

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, durante duas semanas, celebrou a poesia com diversas atividades que incluíram declamação, música, dança e exposição de trabalhos poético-artísticos.

O evento «Poesia Livre… Vozes da Lusofonia», promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, retomou a temática do ano de 2020 e prestou homenagem ao escritor angolano Ondjaki.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Dr. Alberto Costa, “esta é uma iniciativa com um programa que procura encontrar diferentes formas de fazer chegar a poesia a todos e que este ano terá um significado especial porque concretiza o tributo a Ondjaki, que pretendíamos já ter feito há dois anos”.

O Agrupamento de Escolas D. Dinis  iniciou a sua participação no evento no dia 14 de março com fragmentos de poesia que foram espalhados por alunos, professores e assistentes operacionais em diferentes espaços.

No dia 16 de março, a professora Alice Coutinho dinamizou a atividade «Oficina de Poesia», dirigida a diferentes turmas do 8.º, 11.º e 12.º anos. Durante toda a manhã, a música e a poesia foram celebradas com a leitura expressiva de poemas da obra “Entre Espaços”, de Alice Coutinho, a interpretação musical de uma cantiga de amor por dois alunos do 10.º A e a abordagem poética do tema da saudade.

Na escola sede do agrupamento, os alunos do 12.º F, do curso de Artes Visuais, realizaram uma exposição de trabalhos de expressão plástica a partir da obra poética de Ondjaki, incluindo três retratos do poeta, um dos quais foi oferecido ao autor no final do sarau.

No dia 17 de março, com a presença de Ondjaki, teve lugar o tradicional sarau poético do agrupamento, que contou com a participação de alunos de diferentes faixas etárias do agrupamento, desde o 1.º ciclo até ao secundário, professores, encarregados de educação, antigos alunos e assistentes operacionais.

Este evento foi dirigido a toda a comunidade escolar, que encheu o polivalente e se mostrou interessada e divertida ao longo do programa. Foram apresentados vários números: dança, declamação de poemas de Ondjaki e de outros poetas lusófonos, dramatização e recriação poética da obra infantojuvenil “A bicicleta que tinha bigodes”, de Ondjaki, interpretações de canções e capoeira.

Durante o mês de março, bibliotecas do agrupamento promoveram um concurso de declamação de poesia, envolvendo alunos, pessoal docente e não docente.

Finalmente, os alunos do Clube SeR do AEDD ofereceram poesia e afetos aos utentes das instituições ASAS, Misericórdia de Santo Tirso, Lar de Santa Cristina do Couto e Centro de Dia de Geão.

Assim, a festa da poesia foi celebrada com alegria e entusiasmo em todo agrupamento.

Muito obrigado a todos os que deram o seu contributo para a celebração da poesia.

Clube de Comunicação do Agrupamento de Escolas D. Dinis

 

Share.

Comments are closed.