Ponte pedonal e ciclável de Caniços inaugurada

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A Ponte pedonal e ciclável de Caniços foi inaugurada no final da manhã de hoje, 14 de Setembro, pelos Presidentes de Câmara Joaquim Couto e Paulo Cunha. A antiga ponte ferroviária, desativada em 2003 no âmbito da modernização da linha de Guimarães, renasce e ganha uma nova utilidade, servindo a população das freguesias de Vila das Aves e Bairro.

Esta foi a solução encontrada pelos dois municípios e pela antiga Refer para valorizarem uma ponte centenária, criando uma infraestrutura amiga do ambiente e proporcionarem maior comodidade à população das duas localidades.

Visivelmente satisfeitos pelo resultado final, os autarcas assumiram trabalhar em parceria em futuros projetos. Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, referiu que “ está dado o mote para que possamos continuar a elaborar propostas e projetos em conjunto.” No fundo, e como refere Paulo Cunha “ o que nos une é muito mais que a proximidade geográfica, temos grandes afinidades históricas e grandes cumplicidades que devemos aprofundar e valorizar.”

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Para Joaquim Couto, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, esta obra “não tem um valor grande do ponto de vista económico, mas tem um valor muito grande do ponto de vista político e da vida das comunidades”, salientando ainda que este é “um excelente exemplo de parceria e diálogo intermunicipal”. O autarca tirsense admite mesmo ser um “defensor do intermunicipalismo” e adianta que “está já em marcha um projecto de ciclovias que une os municípios de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.”

Esta inauguração contou ainda com a presença dos Presidentes de Junta das Freguesias de Vila das Aves, Elizabete Faria, e Bairro, Rui Alves, e de vários vereadores das duas autarquias.

A recuperação da Ponte de Caniços é fruto de uma combinação de esforços entre as duas autarquias e a IP (infraestruturas de Portugal). A obra, que demorou cerca de sete meses a ser concluída, teve um investimento de 265 mil euros e resultou na adaptação da ponte ferroviária a trânsito pedonal e ciclável, mas também na criação de um sistema de drenagem de águas pluviais, colocação de iluminação pública e a criação de zonas de estar nos topos Norte e Sul da Ponte.

 

 

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