Guarany encheu para saborear “SILÊNCIOS”
A cidade Invicta acolheu de braços abertos a autora tirsense Carla Valente. O sábado dia 23 de março, vai ficar na memória de todos aqueles que estiveram presentes para assistir a apresentação do livro “Silêncios”. O evento, que teve início pelas 16 horas, contou com a presença de mais de uma centena de pessoas no mítico café Guarany.
A apresentação da obra esteve a cargo de Vítor da Rocha, da editora Mosaico de Palavras, que definiu a autora de “senhora de palavra fácil e verbo fértil”.
Durante a apresentação, os convidados puderam assistir a excelentes momentos musicais. Magistralmente musicados por Ana Sério, na limpidez da voz de Marta Santos, a sala estremeceu ouvindo quatro poemas, tornados canções. Foram vários os poemas declamados pelas vozes de Jorge Vieira, entusiasta poeta portuense, e por António Sousa, declamador tirsense. Ambos emprestaram voz, sensibilidade e garra às palavras de Carla Valente. Original, e não menos emotivo, foi o momento em que João Pessanha, também poeta, dedicou o seguinte poema à autora, de modo improvisado, nas costas de um convite do evento:
“Carla Valente
Princesa da poesia
Lutadora persistente
Entusiasmo e nostalgia.
Silêncios uma história
Talvez parte da vida
A todos fica na memória
A odisseia esquecida.”
O livro, que já tinha sido apresentado em Santo Tirso, em novembro passado, esgotou num espaço de um mês. Pela qualidade da obra, e merecidamente, o poeta Jorge Vieira escolheu Carla Valente para um evento carregado de simbolismo – comemoração do dia Mundial da Poesia 2013 – no Porto. Com este evento, a obra acaba por ter mais projeção e, para tal, o local escolhido foi o café Guarany, sito na Avenida dos Aliados. Como afirmou Vitor da Rocha “ a referência do local valoriza a própria apresentação”. Pedro Brito, gerente do café Guarany descreveu a apresentação “ como extremamente positiva”, e “um dos melhores eventos” que passou pela mítica casa portuense. O sucesso foi de tal forma elucidativo, que Jorge Vieira, coordenador e participante do evento, afirmou “organizo eventos literários no Guarany há sete anos. Nunca vi, a lotação daquele espaço tão esgotada e carregada de tanta emoção. Um dia inesquecível para quem o vivenciou, na pele.”
O evento contou ainda com a presença de várias individualidades de destaque nas artes e na política, mas também de familiares e amigos que fizeram questão de felicitar a autora.
Carla Valente mostrou-se bastante satisfeita e emocionada e agradeceu a todos os que contribuíram para o sucesso do evento. A autora espera continuar a levar Silêncios a várias cidades, para algumas das quais já existem convites formais, e confessou que um dos maiores sonhos era gravar um CD com poemas contidos em Silêncios:” Confesso que o lado de poeta/letrista me atrai fortemente “– disse a autora de sorriso aberto. Ana Sério corroborou este projeto futuro tendo dito: “pretendo continuar a musicar Carla Valente – excelente poetisa. O CD vai ser uma realidade!”
Para quem ainda não adquiriu “ Silêncios”, pode encontra-lo na FNAC Porto, e em Santo Tirso na Livraria Sumo de Letras e Papelaria Vanda.