Projeto de 100.000 árvores no monte padrão

0

SÁBADO, DIA 30 DE MAIO, A PARTIR DAS 9H00

A importância das árvores no ecossistema e na vida do Planeta. A floresta enquanto contexto pedagógico. Visitar o Castro do Monte Padrão e abraçar uma causa. Este é o desafio lançado no dia 30 de maio, sábado, integrado nas Rotas das Árvores e Florestas na Área Metropolitana do Porto, em que a Câmara de Santo Tirso é Município parceiro do CRE_PORTO – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE_PORTO), uma rede com entidades públicas e privadas que atuam na área da educação para um futuro mais sustentável.

Assim, a partir das 9h00 o roteiro incide em ações de limpeza, sacha e amontoa da vegetação em excesso nas caldeiras das árvores do FUTURO. O tempo primaveril tem favorecido o crescimento das plantas e há necessidade de retirar as que estão a competir com as pequenas árvores.

A iniciativa encerrará pelas 11h15, para iniciar um pequeno percurso pedestre até Pereiras, onde irá ser feita uma visita à Serra Hidráulica de Pereiras e ao Rego dos Frades. A Serra constitui um notável exemplo da arquitetura pré-industrial, localiza-se na margem esquerda do rio Leça e foi construída no final do séc. XIX. O Rego dos Frades, cuja construção remonta à época medieval, é uma interessante obra de engenharia hidráulica e constitui um imóvel singular na área geográfica do concelho.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, pelo CRE_PORTO e acompanhada pela ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave e Equipa de Sapadores Florestais de Santo Tirso

Share.

Leave A Reply