Projeto de reabilitação dos edifícios da quinta do mosteiro de S. Bento

0

Intervenção está avaliada em 1, 6 milhões de euros

No salão nobre dos Paços do Concelho de Santo Tirso foi apresentado hoje, ao final da manhã, o Projeto de Reabilitação dos Edifícios da Quinta de Fora (Casa da Eira e Casa do Caseiro) do Mosteiro de S. Bento – Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento.

As obras desta importante intervenção – avaliadas em 1, 6 milhões de euros – arrancaram no final do ano passado e visam reabilitar este importante conjunto edificado, de reconhecido valor patrimonial, adaptando-os de forma a acolher um centro de educação ambiental, um pequeno auditório, uma sala de exposições (antiga casa da eira) e uma escola profissional de hotelaria (antiga casa do caseiro). Estima-se que a obra possa estar concluída no final do próximo mês de Agosto.

Este projeto de reabilitação é um projeto que junta a vontade de três entidades: a Misericórdia de Santo Tirso, proprietária dos imóveis; a DREN/Escola Agrícola, que este ano faz 100 anos, responsável pelo projeto pedagógico e pela ação no âmbito da PRU, e a Câmara Municipal de Santo Tirso que é a entidade que lidera a Parceria de Regeneração Urbana (PRU) das Margens do Ave.

Esta ação, de acordo com o definido no programa aprovado da PRU, é da responsabilidade da DREN / Escola Profissional Agrícola Conde São Bento. Por conveniência da DREN, a Câmara Municipal de Santo Tirso, estabeleceu um protocolo de colaboração com esta Direção Regional, no qual a Câmara Municipal se compromete à elaboração e condução do concurso público de conceção para a execução dos projetos técnicos de arquitetura e engenharia, a coordenar o concurso para a obra, estando estas fases já concluídas, bem como acompanhar a respetiva construção, fase que está agora em curso e que justifica esta apresentação pública.

A Reabilitação dos Edifícios da Quinta de Fora é, portanto, o último dos quatro projetos-âncora da PRU das Margens do Ave, num investimento global de dez milhões de euros. Os outros três projetos, já concluídos, são: O Parque Urbano de Rabada, o Passeio Pedonal das Margens do Ave e a Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso.

Disto mesmo deu conta Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso quando – acompanhado pelo Provedor da Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, pelo Diretor da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento e pelo Arquiteto Miguel Abecasis (um dos dois arquitetos que, em parceria, venceram o concurso publico internacional) – fez um pequeno historial do projeto, afirmando que o mesmo “é resultado de um concurso público internacional de arquitetura” e evidencia claramente “o cumprimento dos propósitos do concurso, apresentando uma solução contida e sustentável, económica e funcionalmente”.

O presidente da Câmara Municipal adiantou ainda que, com a conclusão desta obra, “termina também o investimento material da PRU, avaliado em dez milhões de euros.” Lembramos que a Parceria para a Regeneração Urbana (PRU) das Margens do Ave – liderada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e apoiada por vários Parceiros Locais sob o lema “o rio no coração da cidade” – vai permitir “reabilitar uma área total de 251 hectares ao longo do Rio Ave e 3,5 km de frente ribeirinha”.

No final da cerimónia, seguiu-se uma visita guiada ao local das obras, durante a qual as várias dezenas de participantes puderam constatar que se trata de uma intervenção que vai valorizar muito este conjunto edificado de grande valor patrimonial e arquitetónico e de grande expressão na paisagem urbana de Santo Tirso. Mais a mais, vai garantir um sólido enquadramento urbanístico destes edifícios, que são inquestionável património da cidade de Santo Tirso e sem dúvida um dos seus ícones arquitetónicos. Desde logo, do ponto de vista cultural, este é projeto com grande relevância, contribuindo ativamente para a preservação e valorização do património da Quinta S. Bento, abrindo este espaço emblemático da cidade de Santo Tirso a toda a comunidade, de diferentes formas.

 

Share.

Comments are closed.