Projeto do CHMA distinguido com o 4º lugar nacional dos prémios “SNS+ inovação

0

O Centro Hospitalar do Médio Ave viu o seu projeto “Reprocessamento de dispositivos médicos de uso único” ser distinguido com a 4º posição, entre 111  projetos submetidos e candidatos aos prémios atribuídos pelo Fórum “SNS+ Inovação, projetos inovadores em Hospitais do SNS”.

Criado este ano pela Coordenação e Equipa de Apoio para a Reforma do SNS na área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, este Fórum recolheu e analisou projetos inovadores desenvolvidos pelos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

O objetivo é promover a difusão destes projetos e, consequentemente, possibilitar a replicação no universo hospitalar do SNS de soluções inovadoras que potenciem, a nível institucional e no conjunto, uma melhoria de estruturas, processos e resultados.

O projeto “Reprocessamento de Dispositivos Médicos de Uso Único no CHMA” foi idealizado em 2013 e desenvolvido ao longo dos últimos anos. Desta conceção, desenvolvimento e investigação, surgiu um novo modelo de reprocessamento validado, tendo em conta a segurança do doente e dos profissionais. Vários países, nomeadamente Canadá, Alemanha, EUA e Suécia, também já realizam o reprocessamento dos Dispositivos Médicos de uso único. Em Portugal o CHMA é a única entidade certificada para fazer o reprocessamento e vai, brevemente, iniciar a prestação deste serviço a alguns hospitais do SNS.

A esterilização de dispositivos médicos reutilizáveis tornou-se nos últimos anos uma prioridade para as Instituições de Saúde, por um lado pela evolução tecnológica e por outro pelas inovações dos processos de reprocessamento. Estes novos processos vêm de encontro à consciencialização do problema das infeções atribuídas à prestação de cuidados de saúde e aos custos que lhe estão inerentes.

O Fórum “SNS+ Inovação, projetos inovadores em Hospitais do SNS” teve lugar no dia 27 de Outubro, no Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

Share.

Leave A Reply