Proposta de colaboração da JSD com a CMST
A pandemia que enfrentamos está a impactar fortemente o funcionamento da sociedade e da economia.
A Covid-19 para além, de ser um gerador de uma patologia grave, é também responsável pelo desaparecimento de atividades económicas, do aumento do desemprego, do aumento do incumprimento de obrigações bancárias e fiscais, e, mais grave ainda, pela passagem de muitas doenças a segundo plano.
Os nossos profissionais de saúde têm feito um enorme esforço no combate a este vírus, deixando muitas vezes de lado a sua própria família e a sua saúde mental.
E é sobre este tema que gostaria de me debruçar: A saúde mental e a sua importância. A saúde mental, felizmente, tem vindo a ser priorizada ao longo dos últimos tempos, mas foi também uma das áreas que sofreu um grande impacto desde o início desta pandemia.
Os hábitos e as rotinas de grande parte da população sofreram uma mudança drástica e todos foram obrigados a adaptarem-se a uma nova realidade. Se para alguns foi um susto e deixou uma marca, imagine-se para quem já sofria de alguma patologia ligada ao foro mental.
Sabemos que a Câmara Municipal de Santo Tirso lançou, no ano passado, uma linha de Acompanhamento Emocional integrada por quatro psicólogos em que o objetivo é prestar o apoio emocional e esclarecer questões do foro psicológico. É uma iniciativa que é visto com enorme agrado da nossa parte, mas sentimos que fica aquém da necessidade atual relativa a este tema.
E, é por isso que a Juventude Social Democrata de Santo Tirso vem propor a seguinte medida: A criação de uma plataforma online de interação entre voluntários recém-licenciados, recéns mestrandos ou profissionais da área da saúde desempregados que queiram integrar este projeto, com as pessoas que necessitem desta ajuda psicológica.
A plataforma funcionaria de duas formas: 1. Via WhatsApp – de forma a respeitar a privacidade de cada utilizador, mas permitir que haja uma maior aproximação com as chamadas de vídeo.
- Via Zoom – de forma a criar grupos de debate para discutir formas de ultrapassar estes tempos difíceis que passamos. Iríamos, certamente, conseguir de alguma forma amenizar a dor que a pandemia causa no foro psicológico dos utilizadores e potenciar o know-how dos voluntários que se disponibilizam a prestar este serviço.
Senhor Presidente, pedimos que aceite esta nossa proposta e que a coloque em prática em articulação com a nossa estrutura. Estaremos disponíveis para ajudar. Reforçamos mais uma vez que a única oposição neste momento é a COVID-19 e, neste tema, caminhamos lado a lado.
A Presidente da JSD de Santo Tirso