Alberto Costa anunciou hoje que, no dia 31 de Janeiro, vai dar mais um “abraço afetuoso” aos jovens, idosos, doentes e desempregados do nosso concelho, encerrando as operações dos TUST – Transportes Urbanos de Santo Tirso.
Sem uma rede de transportes de qualidade, o Município de Santo Tirso ficará entregue à rede de transportes MobiAve e à UNIR, afastando ainda mais os munícipes dependentes de transportes públicos dos serviços essenciais, como, por exemplo, centros de saúde, farmácias, clínicas e correios.
Na reunião de Câmara, Alberto Costa desmentiu o seu vice-presidente. Recorde-se que na última sessão, Nuno Linhares garantiu a continuidade da operação dos TUST.
Como empurrar com a barriga um problema destes não é a melhor solução, lá decidiram assumir mais esta machadada nas populações mais carenciadas do nosso concelho.
Aliás, o edil assumiu que, a poucos dias do encerramento das operações, ainda não está definida uma estratégia capaz de suprir esta grave lacuna.
Referiu uma “solução intermédia”, mas nada adiantou, o que gera preocupações acrescidas. Por exemplo, não conseguiu explicar como será concretizado o interface da MobiAve com a rede de transportes UNIR.
“Quando Alberto Costa der o próximo abraço a um idoso ou a um doente acamado, aproveite e diga que este vai ficar sem transporte para o centro de saúde e a farmácia, e que recorra a um qualquer familiar ou vizinho”, referiu indignado o presidente do PSD Santo Tirso no final da reunião.
Ricardo Pereira adiantou mesmo que, “caso seja eleito executivo municipal, o PSD vai reativar e ampliar as operações dos TUST” e que “ninguém ficará de fora da rede de transportes concelhia.