PS/Santo Tirso exige explicações pelo degradação do hospital

0

A Comissão Política do Partido Socialista de Santo Tirso acusa o Governo de não estar a cumprir com o que prometeu e de não envolver a Câmara Municipal no processo de diálogo aberto tendente à eventual transferência da gestão do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia.
Em face das notícias tornadas públicas, que dão conta de uma progressiva degradação do hospital, com a transferência de equipamento para o Hospital de Famalicão e a falta de médicos no Serviço Básico de Urgência, o PS/Santo Tirso exige que o Governo preste o mais rapidamente possível todos os esclarecimentos públicos em relação à preocupante situação que se vive no hospital.
O PS/Santo Tirso considera lamentável que, ao contrário do que havia assumido em reunião com o presidente da Câmara Municipal, ocorrida a 2 de março em Lisboa, o Ministério da Saúde tenha avançado com as negociações para a eventual transferência do hospital para a Misericórdia sem chamar a autarquia, num claro desrespeito institucional para com o Poder Local.
Para o PS/Santo Tirso, parece óbvia a estratégia do Governo: afastar a Câmara Municipal da mesa das negociações, iniciar um processo de degradação do hospital, ao ponto de a população do concelho perder confiança nos serviços prestados, e construir artificialmente o argumento de que, afinal, o melhor é mesmo encerrar aquela unidade hospitalar porque não produz.
O PS/Santo Tirso não tem dúvidas de que o Hospital de Santo Tirso é viável, desde que seja bem gerido, como aconteceu nos últimos anos antes deste Governo ter tomado posse. De facto, a partir de 2011, o Hospital de Santo Tirso tem vindo a ser vítima de um processo de depauperamento que se traduz em falta de investimento e em perda de valências.

O Governo parece agora estar a preparar a machadada final no Hospital de Santo Tirso, que serve uma população de mais de 115 mil habitantes, por razões políticas.
O PS/Santo Tirso exige que o Ministério da Saúde trave de imediato o processo de negociação com vista à eventual transferência da gestão do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia e que deixe para o próximo Governo uma decisão definitiva em relação ao hospital.
O PS/Santo Tirso não deixa também de lamentar que o futuro do Hospital de Santo Tirso esteja a ser decidido nas costas da população e da Câmara Municipal com a cumplicidade do PSD local e da deputada Andreia Neto, que, na Assembleia da República, aplaude a decisão do Governo de entregar às misericórdias a gestão dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e, no concelho, diz defender o hospital, por razões eleitoralistas.
A Comissão Política do PS/Santo Tirso

Share.

Leave A Reply