A secção do Partido Socialista de Vila das Aves não pode deixar de estranhar a decisão do candidato do PS à Junta de Freguesia de Vila das Aves nas Eleições Autárquicas de 2013 de concorrer contra o partido nas Autárquicas de 2017.
Ao aceitar fazer parte das listas da coligação PPD-PSD/CDS-PP, António Costa cai numa contradição insanável. Primeiro, porque se deixou instrumentalizar por aqueles que, sendo ainda militantes do partido, tudo estão a fazer para dividir o PS na Vila das Aves e no concelho, ao ponto de não terem pudor em ser conselheiros políticos da candidata da oposição à Câmara Municipal.
Depois, porque foi crítico, em 2013, do projeto político da atual presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves. E, por fim, porque revela uma incoerência e uma inconstância político-ideológica incompreensível, mudando de listas como quem muda de camisa: em 2009, concorreu por um movimento independente; em 2013, concorreu pelo PS e, em 2017, prepara-se para concorrer pelo PPD-PSD/CDS-PP.
O PS/Vila das Aves desafia mesmo o candidato do PS nas Eleições Autárquicas de 2013 a explicar as razões de ter mudado tão rapidamente de opinião relativamente à atual e ao antigo presidente de Junta, com quem, aliás, teve e tem profundas divergências políticas. O PS/Vila das Aves não quer acreditar que o candidato do PS à Junta da Vila das Aves em 2013 tenha colocado os seus interesses particulares acima dos interesses da população de Vila das Aves, nomeadamente daqueles que nele votaram nas últimas Eleições Autárquicas, protagonizando um casamento de conveniência que ninguém na freguesia verá certamente com bons olhos.
O comportamento do candidato do PS à Junta de Vila das Aves em 2013 não é compaginável com alguém que dizia rever-se nos princípios do partido e trai mesmo a confiança de todos aqueles que acreditaram no seu projeto político apresentado nas últimas Autárquicas. É esta a forma de fazer política contra a qual o PS/Vila das Aves está e estará. Porque, em política, o oportunismo mina a confiança das pessoas nos políticos e contribui para o empobrecimento da Democracia.