Santo Tirso acolhe “II ciclo de concertos de órgão”

0

Espectáculos decorrem nos dias 14,15 e 16 de outubro e têm entrada gratuita

 No próximo fim-de-semana, Santo Tirso será palco da segunda edição do Ciclo de Concertos de Órgão, iniciativa que pretende valorizar o património organeiro histórico do concelho. A Igreja de Roriz, Igreja Matriz de Burgães e Igreja Matriz de Santo Tirso acolhem o evento, que integrará um concerto de João Vaz, o mais prestigiado organista português da atualidade.

Depois de Vila Nova de Famalicão, é a vez de Santo Tirso acolher a segunda edição do Ciclo de Concertos de Órgão, uma iniciativa que visa a valorização do património organeiro histórico de ambos os concelhos. O município recebe os três últimos espetáculos deste ciclo, que passará pelas paróquias de Roriz, Burgães e Santo Tirso.

No dia 14 de outubro, a Igreja de Roriz acolhe a atuação do organista espanhol José Luis González Uriol, reconhecido como uma autoridade incontornável na interpretação do repertório da tecla ibérica. Especialista em música antiga espanhola, Uriol realizou inúmeras gravações discográficas, entre as quais se destaca o duplo CD dedicado a Antonio de Cabezón, gravado nalguns dos mais importantes órgãos históricos da Europa.

Um dia depois, na Igreja Matriz de Burgães, é apresentado um concerto de violoncelo barroco e órgão com o espanhol Guillemo Turina – um especialista em violoncelo histórico e intérprete de exceção – e a cravista japonesa Tomoko Matsuoka que, radicada em Barcelona, se tem destacado na interpretação de música antiga.

O II Ciclo de Concertos de Órgão encerra no dia 16 de outubro, na Igreja Matriz de Santo Tirso, com aquele que é considerado o mais prestigiado organista português da atualidade. João Vaz conta com uma intensa atividade internacional, quer como concertista quer como docente, sendo atualmente professor de órgão da Escola Superior de Musica de Lisboa e organista titular do histórico Fontanes de Maqueira da Igreja de São Vicente de Fora. Doutor em Musicologia Histórica pela Universidade de Évora e diretor do Festival de Órgão da Madeira, João Vaz foi consultor para o restauro dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

O II Ciclo de Concertos de Órgão tem direcção artística do organista Marco Brescia, e é organizado pela Tagus – Atlanticus Associação Cultural com o apoio dos municípios de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão. Esta é uma associação sem fins lucrativos, que visa o fomento e a divulgação da cultura no ambiente ibérico e ibero-americano, através da promoção das mais diversas manifestações culturais, com ênfase na música.

A entrada é livre e está aberta a toda a população.

 

Share.

Leave A Reply