Santo Tirso já plantou sete mil árvores no monte padrão

0

Dia 23 de novembro, entre as 9h30 e as 12h30, realiza-se mais uma ação
de plantação no âmbito do projeto futuro: 100 mil árvores na AMP

O Castro do Monte Padrão, em Monte Córdova, vai receber, dia 23 de novembro, sábado, Dia da Floresta Autóctone, entre as 9h30 e as 12h30, mais uma ação de plantação de árvores autóctones, no âmbito do projeto FUTURO: 100 mil árvores na Área da Metropolitana do Porto (AMP), com o objetivo de criar florestas urbanas nativas para enriquecer a biodiversidade, sequestrar o carbono, proteger os solos e melhorar a qualidade do ar na região. Desde que aderiu ao projeto do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (CRE_Porto), em outubro de 2011, Santo Tirso já plantou no Monte Padrão cerca de sete mil espécies autóctones da flora portuguesa, nomeadamente carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros ou freixos, entre outros.

A manhã do dia 23 de novembro vai ser, assim, destinada à substituição de árvores mortas por novas e à limpeza da zona plantada do Castro do Monte Padrão, numa área estimada de 10 hectares, os quais já receberam cerca de sete mil árvores em quase dois anos.

fto arvore

A ação de substituição de espécies mortas por novas e de limpeza da área plantada do Monte Padrão é uma atividade do Município de Santo Tirso e do CRE_Porto, acompanhada pela Associação de Silvicultura do Vale do Ave (ASVA) e pelos Bombeiros Sapadores de Santo Tirso, duas das instituições que integram o projeto FUTURO: 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto.

As ações de plantação arrancaram em outubro de 2011, em parcelas já identificadas e preparadas para receber as árvores ou em zonas que tiveram de ser previamente limpas. O trabalho preparatório das plantações e a gestão é garantida pelas equipas de sapadores florestais e pelas equipas do Município, contando ainda com o contributo dos cidadãos voluntários do concelho de Santo Tirso, a quem importa informar e formar em relação à importância da floresta urbana nativa.

A participação na ação de plantação no Castro do Monte Padrão é gratuita e aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrónico dpac@cm-stirso.pt

Share.

Comments are closed.