MERCADO MUNICIPAL É O PROJETO DE INTERVENÇÃO
No âmbito do concurso de arquitetura Europan 13, realiza-se na próxima quarta-feira, dia 6 maio, pelas 18h00, no Salão Nobre da Câmara de Santo Tirso, a sessão de apresentação dos projetos nacionais em competição. O concelho apresenta a este concurso o Mercado Municipal.
O Europan é um concurso internacional de ideias na área do urbanismo, aberto a equipas de arquitetos e outros profissionais da área, com menos de 40 anos. Nesta edição em que Santo Tirso se apresenta a concurso com o Mercado Municipal, o Europan tem como tema “A Cidade Adaptável”. “Como usar novos inputs para mudar o espaço urbano?”, ou “como beneficiar de novos inputs para transformar o espaço urbano e dispersar as dinâmicas positivas emergentes por áreas adjacentes, para criar novas urbanidades?“, são algumas das questões a que o Município pretende dar resposta nesta edição.
A sessão contará com a presença do arquiteto Pedro Brandão, secretário-geral da Europan Portugal, e será antecedida de duas visitas, uma ao mercado municipal, e outra ao Parque Urbano Ribeiro do Matadouro, reformulado no âmbito do Europan 9. Após a sessão de apresentação, será aberto um debate público sobre a reformulação do Mercado Municipal de Santo Tirso.
A Europan é uma federação europeia que se dedica às questões urbanas e arquitetónicas, na perspetiva do intercâmbio para jovens profissionais na Europa. Em Portugal, é presidida pelo arquiteto Nuno Portas.
Os concursos Europan mobilizam em cada edição mais de 70 cidades europeias e mais de duas mil equipas de jovens arquitetos e outros profissionais, proporcionando contactos internacionais e a realização de operações inovadoras, de qualidade.
Para além de Santo Tirso, Barreiro e Odemira/Azenhas do Mar são os restantes municípios nacionais a concurso.
As inscrições e entrega de candidaturas decorrem até 30 de Junho de 2015.